IR 2021: Metade dos brasileiros ainda não enviou a declaração; qual o prazo?

Com menos de um mês para o fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, quase metade dos contribuintes ainda não prestou contas com a Receita Federal. Até a manhã desta segunda-feira (3), 52,8% dos contribuintes enviaram a declaração do IR 2021.

IR 2021: Metade dos brasileiros ainda não enviou a declaração; qual o prazo?
IR 2021: Metade dos brasileiros ainda não enviou a declaração; qual o prazo? (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com o balanço divulgado pela Receita Federal, apenas 17,2 milhões dos contribuintes enviaram a  declaração do Imposto de Renda. Para este ano, o Fisco projeta o recebimento de 32,6 milhões de declarações.

Por conta do agravamento da pandemia de covid-19, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 foi adiado para o dia 31 de maio. Com este adiamento, os contribuintes não isentos ganharam um mês para estar em dia com o Fisco.

No dia 13 de abril, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que propõe o adiamento do prazo para o dia 31 de julho. Para esta medida entrar em vigor, ainda depende da sanção presidencial.

Os contribuintes podem ter acesso ao programa do IR 2021 na página da Receita Federal.

Em caso de perda do prazo de envio, haverá uma multa de R$ 165,74, ou 1% do imposto devido. Neste caso prevalece o que tiver o maior valor.

Receita Federal também estendeu outros prazos para o IR 2021

Para o dia 31 de maio, também foram prorrogados os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País.

Da mesma forma, a receita estendeu para esta data o vencimento do pagamento do imposto relativo a essas declarações.

Por conta deste adiamento, o contribuinte que decidir pagar o imposto por débito automático desde a primeira cota poderá fazer o pedido até dia 10 de maio.

No caso de quem enviar a declarar depois dessa data, será preciso pagar a 1ª cota por meio de DARF. Este documento é gerado pelo próprio programa. Nesta situação não haveria prejuízo do débito automático das demais cotas.

Para os contribuintes que não optarem pelo débito automáticos, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou Extrato da Declaração — presente no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site oficial da Receita Federal.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.