Como receber seguro-desemprego pela poupança social digital da Caixa?

Brasileiros passam a receber as mensalidades do seguro-desemprego por meio do Caixa Tem. No processo de ampliação da conta social digital da Caixa Econômica, o governo federal passou a incluir as liberações financeiras dos brasileiros demitidos sem justa causa. O procedimento de envio do benefício é destinado para quem não tiver vinculo bancário. Acompanhe.

Como receber seguro-desemprego pela poupança social digital da Caixa? (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Como receber seguro-desemprego pela poupança social digital da Caixa? (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Diante dos efeitos econômicos do novo coronavírus, o número de solicitações e concessões pelo seguro-desemprego vem crescendo consideravelmente.

Para aqueles trabalhadores que tiveram o benefício aceito, mas estão sem vínculo bancário, a liberação das parcelas passou a ser feita através do Caixa Tem.

Como utilizar o seguro-desemprego pelo Caixa Tem

Como mencionado, o depósito na poupança digital só vem sendo realizado para quem estiver sem demais contas em outros bancos. Desse modo, a Caixa Econômica fica responsável por criar a conta virtual onde o cidadão passará a utilizar seu benefício.

Para ter acesso, a primeira coisa a ser feita é instalar o aplicativo do Caixa Tem. Na sequência, passe a preencher o formulário de identificação pessoal, fornecendo dados como o número de seu CPF, nome completo, data de nascimento e telefone para contato.

Depois valide o cadastro informando o código de acesso enviado por SMS. Feito isso, sua carteira digital estará pronta para uso e o valor do seguro-desemprego fica disponível para saque.

Serviços do Caixa Tem

Para ter acesso a quantia em espécie o cidadão pode fazer a retirada nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui. Porém, é importante ressaltar que o benefício ainda pode ser utilizado por meio da:

  • Utilização do Cartão de Débito Virtual para compras pela internet;
  • Compras em lojas físicas por meio de QR Code (pagamento na maquininha);
  • Transferir o dinheiro para outras contas bancárias sem taxa;
  • Pagamento de boletos e contas domésticas como água, luz e telefone;

Além disso, o Caixa Tem ainda fornece os serviços de:

  • Consulta de saldo e extrato da conta;
  • Pagamento ou transferência instantânea por meio do Pix;
  • Saque sem cartão utilizando código no caixa eletrônico;
  • Recarga de celular com saldo da conta;
  • Pagamento de contas em lotéricas sem necessidade de cartão;
  • Seguro apoio família por R$ 30 ao ano.

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.