Calendário de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo, Rio e Salvador

Pontos-chave
  • Brasil é o país mais lento na vacinação da Covid-19;
  • Calendário de vacinação atinge idosos com 60 anos de idade;
  • Estados e município iniciam cronograma de vacinação particular.

O calendário de vacinação contra a Covid-19 está dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde (MS). Em várias regiões a imunização já começou a atingir os idosos na faixa etária de 60 anos de idade. 

Calendário de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo, Rio e Salvador
Calendário de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo, Rio e Salvador. (Imagem: Alena Shekhovtcova/Pexels)

A princípio, a vacinação contra a Covid-19 é voltada ao grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal. Até o momento, não foi possível fazer toda a cobertura vacinal do público-alvo pelo Sistema Único de Saúde.

No entanto, o Executivo Federal não tem medido esforços para ampliar e antecipar sempre que possível o cronograma de imunização nacional. 

O grupo prioritário, primeiro a ser contemplado, é composto por 77,2 milhões de pessoas. Mesmo diante de todas as ações a nível nacional, o Brasil ainda é considerado como o país mais lendo na campanha de vacinação contra a Covid-19, ficando em quinto lugar. 

Até o momento, a imunização contra a doença já foi 100% concluída no que se refere às seguintes categorias:

  • Pessoas com 60 anos de idade ou mais, institucionalizadas [que vivem em abrigos ou asilos];
  • Pessoas com deficiência institucionalizadas;
  • Povos indígenas;
  • Pessoas com 70 anos de idade ou mais; 
  • Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Nesta semana, alguns governos estaduais e municipais divulgaram progressos na vacinação contra a Covid-19. Veja quais são!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

São Paulo

Nesta quarta-feira, 5, o Governo do Estado de São Paulo informou que dará início na próxima semana a vacinação de pessoas com idade entre 55 a 59 anos que possuem algum tipo de comorbidade, seja ela vinculada a doenças ou deficiências.

O calendário de imunização também irá contemplar as grávidas e puérperas com idade igual ou superior a 18 anos que têm alguma comorbidade.

A vacinação acontecerá na próxima terça-feira 19, para os grupos mencionados e para os cidadãos inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No entanto, vale mencionar que cada município paulista terá autonomia para estabelecer o próprio calendário de vacinação de acordo com as respectivas necessidades. 

Rio de Janeiro

Na capital carioca o calendário de vacinação contra a Covid-19 segue ao longo desta semana com a aplicação da segunda dose do imunizante no período da manhã.

Entre esta quarta-feira, 5, e a próxima sexta-feira, 7, o cronograma contempla idosos com idade igual ou superior a 67 anos. No sábado, 8, será a vez dos idosos com 66 anos de idade receberem a segunda dose da vacina.

O cronograma realizado perante a aplicação da Coronavac será retomado no dia 13 de maio, em idosos cuja faixa etária seja de 65 e 64 anos de idade. O grupo composto por idosos de 63, 63 e 61 anos devem receber a segunda dose do imunizante no dia 17 de maio. 

Enquanto isso, os demais idosos que já receberam a primeira dose da vacina da Covid-19 entre os dias 5 a 9 de abril, já podem se dirigir novamente aos postos de saúde para concluir o esquema vacinal dez dias após a data agendada nos comprovantes.

Por fim, aqueles que receberam a primeira dose do imunizante entre 10 a 17 de abril, também devem comparecer aos postos de vacinação no dia 17 de maio. 

Salvador

A Prefeitura de Salvador comunicou que dará início ao esquema vacinal contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes na faixa etária dos 45 anos de idade. Estes grupos podem receber a primeira dose da vacina da Covid-19 a partir de hoje, 5. 

Também fica liberado a partir desta quarta-feira, a vacinação contra a Covid-19 em idosos com 60 anos de idade ou mais. No entanto, a aplicação da segunda dose da Coronavac será destinada somente às pessoas que receberam a primeira dose por meio do Vacina Express. 

Enquanto isso, a vacinação para os demais grupos fica suspensa até que o município receba um novo lote contendo doses do imunizante. 

Calendário de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo, Rio e Salvador do ES anuncia início da vacinação para profissionais da educação
Calendário de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo, Rio e Salvador. (Imagem: Reprodução/Gazeta)

Grupo prioritário na vacinação da Covid-19 após os idosos de 60 anos

  • Comorbidades – 17.796.450 pessoas;
  • Pessoas com deficiência permanente – 7.749.058 pessoas;
  • Pessoas em situação de rua – 66.963 pessoas;
  • População privada de liberdade – 753.966 pessoas;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade – 108.949 pessoas;
  • Trabalhadores da educação do ensino básico – 2.707.200 pessoas;
  • Trabalhadores da educação do ensino superior – 719.818 pessoas;
  • Forças de segurança e salvamento – 584.256 pessoas;
  • Forças Armadas – 364.036 pessoas;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros – 678.264 pessoas;
  • Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário – 73.504 pessoas;
  • Trabalhadores de transporte aéreo – 116.529 pessoas;
  • Trabalhadores de transporte de aquaviário – 41.515 pessoas;
  • Caminhoneiros – 1.241.061 pessoas;
  • Trabalhadores portuários – 111.397 pessoas;
  • Trabalhadores industriais – 5.323.291 pessoas.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.