Concurso do IBGE cancelado! Como pedir reembolso da taxa de inscrição?

Após ser adiado para 2021, devido à pandemia de Covid-19, o concurso do IBGE foi cancelado. A suspensão da prova para recenseadores e agentes censitários que trabalhariam no Censo Demográfico de 2021 aconteceu no início de abril.

Concurso do IBGE cancelado! Como pedir reembolso da taxa de inscrição?
Concurso do IBGE cancelado! Como pedir reembolso da taxa de inscrição? (Imagem: Reprodução/Editora Solução)

O Censo Demográfico ocorre a cada dez anos. Em 2020 seria o momento de mais uma pesquisa para identificar o perfil da população brasileira. Porém, devido à pandemia o concurso foi adiado para este ano.

Com o corte de 96% nos recursos previstos no Orçamento Geral da União para pesquisa, o Censo do IBGE 2021 foi cancelado. Dessa maneira, todos aqueles que fizeram sua inscrição e pagaram terão o valor reembolsado.

Porém, o Instituto ainda não determinou um cronograma para a devolução do valor das inscrições.

O mesmo ocorre para quem deseja cancelar a sua inscrição para o concurso. Em nota, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que irá determinar todos esses detalhes e irá informar em breve.

Porém, o cancelamento ainda pode ser revertido. Isso porque, na semana passada, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, acolheu um pedido do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

O governador solicitou a realização do Censo neste ano. O ministro enviou o caso ao plenário da Corte. Porém, até o momento nada foi decido e, por esse motivo, a pesquisa, assim como o processo seletivo permanece cancelado.

O Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE acredita que a realização da pesquisa, após o corte nos recursos, se tornou inviável. Além disso, devido ao atraso, já foram perdidas etapas de preparação para o levantamento.

O concurso do IBGE oferecia 204.307 vagas temporárias. As vagas estavam dispostas em 5.297 municípios do país. De acordo com o último edital, as provas seriam realizadas nos dias 18 e 25 de abril.

Em entrevista ao UOL, o IBGE informou que todos os inscritos receberão o dinheiro da inscrição de volta, mas que ainda não há uma data definida devolver o valor.

Com o cancelamento, a expectativa é que o Censo do IBGE seja realizado em 2022. Dessa maneira, será feito e publicado um novo edital. Com isso, os candidatos precisaram realizar uma nova inscrição.

O Instituto informou que todo o certame será feito em conjunto com o Ministério da Economia. O objetivo é garantir que o concurso seja feito dentro do que o governo definir no Orçamento do próximo ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.