IBGE suspende concurso do Censo 2021; o que acontece com quem pagou inscrição?

Provas para os cargos de agente censitário e recenseador, previstas de 18 e 25 de abril foram suspensas. Entenda os motivos que levaram a essa suspensão do processo seletivo do IBGE, e o que vai acontecer com quem fez a inscrição.

IBGE suspende concurso do Censo 2021; o que acontece com quem pagou inscrição?
IBGE suspende concurso do Censo 2021; o que acontece com quem pagou inscrição? (Imagem/Reprodução: Google)

O concurso visava contratar temporariamente 204.307 mil pessoas que atuariam no Censo Demográfico 2021.

Por que o concurso do IBGE foi cancelado?

O cancelamento da seleção que contrataria pessoas para trabalhar no Censo Demográfico de 2021 está diretamente relacionado ao Orçamento da União.

Esse orçamento é uma espécie de planejamento do gasto da verba pública federal no período de um ano. Ele é feito com base no valor total de impostos arrecadados.

Para o ano de 2021, o orçamento destinado ao Censo  passou de R$ 2 bilhões para R$ 71,7 milhões. O que tornou inviável a contratação de pessoas e comprometeu a realização do censo demográfico do ano.

Me inscrevi no concurso do IBGE que foi suspenso, e agora?

Quando um concurso é suspenso por conta de um motivo que realmente o inviabilize de ser realizado, o candidato inscrito não tem muito o que fazer, a não ser aguardar.

Nessas situações, caso ele deseje ter o valor da inscrição de volta, é bom ficar atento ao que diz o edital do certame, confira abaixo:

O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração Pública e de pagamento em duplicidade da Guia de Recolhimento da União-GRU”.

Ou seja, nesse momento de suspensão o valor da taxa de inscrição não deve ser devolvido. Mas, o candidato pode sim ser restituído quando o concurso foi devidamente cancelado.

Em nota, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que aguarda um maior investimento econômico para poder viabilizar a realização do processo seletivo.

“O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebrape um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.

A nossa dica para quem está inscrito é:

Acompanhe as notícias sobre o concurso do IBGE e o orçamento da união. Vale lembrar que não existe um prazo limite para um concurso permanecer suspenso.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.