IBGE lança simulador de salário para concurso do Censo 2021

As inscrições para o concurso do Censo 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começam hoje (23) e vão até o dia 19 de março. A remuneração do Censo 2021 será de acordo com a produção e, para isso, o Instituto desenvolveu o simulador da remuneração dos recenseadores.

IBGE lança simulador de salário para concurso do Censo 2021
IBGE lança simulador de salário para concurso do Censo 2021 (Imagem: Simone Mello/ Ag. IBGE)

A remuneração é a partir do número de domicílios visitados e questionários respondidos, por esse motivo, o valor a ser recebido é variável. A seleção oferecerá 181.898 vagas para o cargo de recenseador, com um contrato de duração de três meses.

O contrato pode ser prorrogado com base nas necessidades do Censo Demográfico 2021 e pela disponibilidade dos recursos orçamentários. Os candidatos precisam ter o ensino médio completo para se inscreverem no site da Cebraspe.

Remuneração dos recenseadores no Censo 2021

O valor recebido por cada recenseador é variável, sendo que eles recebem a partir da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Diante disso, a remuneração é calculada com base em três pontos:

  • Número de unidades visitadas;
  • Taxa de remuneração dos setores censitários;
  • Número de questionários respondidos;
  • Número de pessoas recenseadas.

De acordo com o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, não há um piso ou teto para a remuneração do recenseador. Porém, quanto mais realizar entrevistas e mais coletas for feitas, mais receberá.

Além disso, o trabalhador não possuirá um horário fixo, porém, é esperado que eles dediquem cerca de 25 horas por semana, incluindo feriado e fins de semana. Além disso, é esperado que cada recenseador visite 300 domicílios por semana.

Cada coleta varia, conforme suas características e tempo diário dedicado ao trabalho. Diante disso, o recenseador pode conseguir completar mais de um setor ao longo do Censo Demográfico de 2021.

Esses trabalhadores também irão receber o 13º salário e as férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção. A taxa de inscrição é de R$ 25,77 e os candidatos tem até 19 de março para realizar a inscrição.

Processo seletivo do Censo 2021

Os recenseadores aprovados no processo seletivo irão passar por um treinamento de cinco dias, com uma carga horária diária de 8h. Esse processo terá duas etapas, sendo uma de autoinstrução e outra para o curso presencial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.