Vacina da COVID-19: Último dia para cadastrar moradores de BH de 18 a 59 anos

Cronograma de vacinação contra o novo coronavírus em BH requer inscrição de jovens a partir dos 18 anos. Na última semana, o Ministério da Saúde informou que estaria incluindo pessoas de até 59 anos na imunização da covid-19 em todo o país. A aplicação, no entanto, só será destinada para quem tiver comorbidades, exigindo uma inscrição prévia nas cidades.

Vacina da COVID-19: Último dia para cadastrar moradores de BH de 18 a 59 anos (Imagem: Reprodução/Folha Uol)
Vacina da COVID-19: Último dia para cadastrar moradores de BH de 18 a 59 anos (Imagem: Reprodução/Folha Uol)

Diversos estados brasileiros seguem na corrida para imunizar a população contra o novo coronavírus. Diante da ampliação do grupo prioritário, informada pelo governo federal nos últimos dias, os moradores de Belo Horizonte devem correr para realizarem os agendamentos de suas aplicações.

Tempo de inscrições em BH

De acordo com o cronograma emitido pela prefeitura municipal, as pessoas entre 18 e 59 anos que comprovarem suas comorbidades ou forem gestantes devem fazer o agendamento de suas vacinas até esta segunda-feira (3). O procedimento vem sendo feito pela internet, através do site da prefeitura.

Para poder marcar é preciso preencher o formulário de identificação pessoal, repassando dados como nome completo, idade, data de nascimento, e endereço. Além disso, o cidadão deve ainda apresentar os exames médicos que comprovem sua comorbidade ou gravidez.

A gestão informou que, neste momento não estará aceitando cadastros por e-mail ou telefone e que na hora da aplicação será preciso levar o comprovante da marcação. Por fim, o sujeito deverá apresentar também seus registros pessoais e médicos.

Cronograma de vacinação da covid-19 em BH

1ª etapa

A partir da quantidade de vacinas disponíveis a prefeitura estará imunizando:

  • Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade;
  • Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
  • Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

2ª etapa

Terá como público alvo as pessoas entre Público 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos que comprovem:

  • Ter comorbidades;
  • Ter Deficiência Permanente e estar cadastrada no BPC;
  • Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.