Cuidado! Golpe por e-mail usa o nome da Anvisa para falsa vistoria

Novo golpe na praça. Na última sexta-feira (30), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que estão sendo compartilhadas falsas mensagens sobre suposta vistoria para a vacinação contra o novo coronavírus. De acordo com a instituição, os informes estão sendo concedidos por e-mail e tem como objetivo roubar dados dos usuários.

Cuidado! Golpe por e-mail usa o nome da Anvisa para falsa vistoria (Imagem: Maksim Goncharenok/Pexels)
Cuidado! Golpe por e-mail usa o nome da Anvisa para falsa vistoria (Imagem: Maksim Goncharenok/Pexels)

Enquanto o país corre na luta contra o tempo para ampliar seu cronograma de vacinação do coronavírus, há golpes sendo aplicados. A Anvisa relatou que as cidades que receberem e-mail solicitando a marcação de vistoria em nome da agência deve desconsiderar o informe, pois se trata de uma fraude.

De acordo com o alerta emitido na última semana, há quadrilhas enviando, por e-mail, “suposta vistoria para checar medidas de prevenção e combate ao coronavírus”. O protocolo de segurança, no entanto, não é real e tem como objetivo roubar dados dos usuários ao clicar no link da “equipe municipal de combate ao Covid-19”.

Medidas de segurança

Diante da situação, a Anvisa vem solicitando que as pessoas desconsiderem qualquer tipo de mensagem ou comunicado não emitido pelos seus meios oficiais.

Para esclarecer dúvidas ou fazer denúncias, entre em contato com a Anvisa por meio de um dos nossos canais de atendimento oficiais”, recomendou a agência.

Vacinação contra a covid-19

É válido ressaltar que a Anvisa tem sido a responsável pela fiscalização da aplicação das vacinas contra o novo coronavírus. Na última semana a agencia foi alvo de ações judiciais tendo em vista sua recusa ao medicamento Sputnik sob s justificativa de que seus relatórios técnicos não comprovaram sua eficácia.

Inicialmente a primeira dose aprovada em todo o território nacional foi a da Coronavac, elaborada em parceria com o Instituto Butantan. Na contrapartida, o governo federal vem alegando não ter mais insumo para a produção do medicamento já aceito, resultando na analise daqueles produzidos em outros países.

A Anvisa reforça que qualquer possibilidade de aplicação incorreta, comercialização ou demais ações suspeitas em relação a campanha de vacinação contra o novo coronavírus deve ser denunciada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.