13º salário do INSS já tem data para depósitos da 1ª e 2ª parcela antecipadas

O Governo Federal não tem medido esforços para antecipar o pagamento das duas parcelas do 13º salário do INSS. A previsão é para que os aposentados e pensionistas da Previdência Social sejam contemplados pelo benefício nos meses de maio e junho. 

13º salário do INSS já tem data para depósitos da 1ª e 2ª parcela antecipadas
13º salário do INSS já tem data para depósitos da 1ª e 2ª parcela antecipadas. (Imagem: FDR)

O Ministério da Economia já concluiu a elaboração do Decreto que dispõe sobre os pagamentos, e a previsão é para que a publicação no Diário Oficial da União (DOU) ocorra até o fim da semana que vem.

A medida visa injetar cerca de R$ 52,7 bilhões na economia brasileira através da concessão de 31 milhões de benefícios. 

A princípio, o presidente Jair Bolsonaro, havia prometido o pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS para o mês de abril. Contudo, não foi possível honrar esta promessa devido ao atraso na aprovação e sanção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que regulamenta o Orçamento de 2021.

A medida, eventualmente implementada pelo Governo Federal, ganhou novas proporções no ano passado devido à pandemia da Covid-19. Isso porque, o benefício foi capaz de amparar um dos principais grupos de risco da doença, deixando-os ansiosos pela continuidade desta ação em 2021.

Porém, esta insegurança não precisa permanecer, pois agora, é certo que o benefício será disponibilizado em breve. No entanto, vale mencionar que devido a fatores operacionais, o depósito do 13º salário do INSS das aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acontece durante os últimos dias de cada mês e início do período subsequente. 

Nota-se que o calendário de pagamentos do benefício mensal começou na última segunda-feira, 26, fator que pode ser visto como um impasse para a antecipação do 13º salário do INSS.

Também há a possibilidade de o Governo Federal decidir implementar um calendário extraordinário de pagamentos no último momento. Ou, até mesmo, efetivar a antecipação junto ao depósito mensal dos benefícios previdenciários. 

Calendário 13° salário do INSS

Até o momento, estima-se que os pagamentos acontecem no calendário regular de maio e junho:

Benefícios com valor máximo de um salário mínimo

Dígito final 1ª parcela – Maio 2ª parcela – Junho
1 25 de maio 24 de junho
2 26 de maio 25 de junho
3 27 de maio 28 de junho
4 28 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 01 de junho 01 de julho
7 02 de junho 02 de julho
8 04 de junho 05 de julho
9 07 de junho 06 de julho
0 08 de junho 07 de julho

Benefícios superiores a um salário mínimo 

Dígito final 1ª parcela – Maio 2ª parcela – Junho
1 e 6 01 de junho 01 de julho
2 e 7 02 de junho 02 de julho
3 e 8 04 de junho 04 de julho
4 e 9 07 de junho 06 de julho
5 e 0 08 de junho 07 de julho

 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.