Volta do DETRAN: Saiba como agendar seu atendimento em 5 capitais do Brasil

Pontos-chave
  • Os Detrans possibilitam que o agendamento seja feito pela internet;
  • A abertura das unidades acontece conforme as medidas restritivas de cada região;
  • A população deve respeitar as normas de segurança durante o atendimento presencial.

Com a mudança das medidas restritivas pelos governos estaduais, diversas unidades do Detran retomaram o atendimento presencial, mas com necessidade de agendamento prévio. Entenda como acontece a volta do Detran nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Goiás.

Volta do Detran: Saiba como agendar seu atendimento em 5 capitais do Brasil
Volta do Detran: Saiba como agendar seu atendimento em 5 capitais do Brasil (Imagem: Governo do Estado de São Paulo)

Volta do Detran em São Paulo-SP

Desde este sábado (24), as unidades do Detran-SP retomaram o atendimento presencial ao público. Também está inclusa a realização de provas teóricas e práticas. Conforme as normas estaduais contra a pandemia de covid-19, o atendimento será limitado a 25% da capacidade.

Todos os serviços presenciais foram retomados, como aulas práticas e teóricas, atividades dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), empresas credenciadas de vistoria (ECVs) e as estampadoras.

Para que o cidadão de São Paulo seja atendido nas unidades, será preciso agendar um horário pelo portal do Poupatempo. O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo Poupatempo Digital.

Volta do Detran no Rio de Janeiro-RJ

No início de abril, o Detran-RJ retomou as atividades e serviços. O retorno acontece com capacidade reduzida, como forma de evitar aglomerações. O órgão destaca a importância de a população procurar os serviços apenas em caso de extrema necessidade.

Ao realizar o agendamento, a população deve respeitar os horários estabelecidos. O Detran-RJ pede que os contribuintes usem máscara de proteção e não levem acompanhantes.

Desde o dia 19, o Detran-RJ ampliou o horário de atendimento em doze postos de vistoria do Estado até as 21h. Deste total, cinco são na capital. São eles: Largo do Machado, Barra, Cocotá, Ceasa, Campo Grande, Niterói, Belford Roxo, Magé, Nova Friburgo, Araruama, São Pedro da Aldeia e Campos dos Goytacazes.

Para ter acesso aos serviços presenciais, a população deve realizar o agendamento pelo site do Detran-RJ. Outra opção disponível é pelo Teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042, das 6h às 21h.

Volta do Detran em Fortaleza-CE

Desde o dia 13, o Detran-CE retomou o atendimento ao público, via agendamento, para agilizar as demandas de usuários que precisam comparecer aos postos do órgão.

Para efetuar o agendamento do serviço desejado, basta acessar o site do Detran-CE. O interessado deve escolher a unidade mais próxima, selecionar o serviço disponível, definir o melhor dia e horário e comparecer com a documentação necessário.

Desde esta segunda-feira (26), o Detran-CE intensificou a realização de exames teóricos em postos da Capital. O serviço passou a se oferecido nos turnos da manhã, tarde e noite na sede do órgão, no bairro Maraponga, e nos postos dos bairros São Gerardo e Messejana.

Já nas unidades nos shoppings Iguatemi e Riomar Fortaleza, o atendimento ocorre em períodos noturnos. No caso do candidato que conclui o curso teórico, o agendamento é feito sempre por meio da autoescola para a realização das provas junto ao Detran-CE.

O agendamento prévio tem sido uma medida adotada pelos Detrans para evitar aglomeração nas unidades
O agendamento prévio tem sido uma medida adotada pelos Detrans para evitar aglomeração nas unidades (Imagem: reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

Volta do Detran em Belém-PA

Desde o dia 12, o Detran-PA retomou os serviços presenciais, mas apenas com agendamento prévio. Esta medida visa evitar aglomerações nas unidades de Belém e do interior.

O atendimento será possível por meio do agendamento prévio obrigatório pelos canais de comunicação. Os canais de agendamento são pelo call center, pelo número 154, e o webchat disponível no site do Detran-PA.

No retorno, na sede da avenida Augusto Montenegro, O Detran-PA possibilitou que o usuário agendado para serviços de habilitação ou veículos passasse a ter a opção de se dirigir ao balcão de atendimento ou optar pelo drive-thru, montado na parte externa da sede.

Volta do Detran em Goiânia-GO

O Detran-GO retomou o atendimento presencial na sede e Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) desde o fim de março. Conforme informado pelo órgão, em Goiânia e em grande parte das Ciretrans, há necessidade de agendamento de horário pelo site do Detran-GO.

Segundo o órgão, o atendimento presencial é reservado para a realização de serviços que não estão disponíveis no site ou no aplicativo Detran GO ON.

Neste caso, se enquadram a renovação da habilitação, transferência de veículo, alteração de característica, baixa de gravame e outros.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA