Os candidatos aprovados no SISU têm até esta sexta-feira (23) para fazer a matrícula na universidade escolhida. Os estudantes que não conseguiram uma vaga também têm até hoje para manifestar interesse em participar da lista de espera.
O resultado do SISU foi divulgado no dia 16. Os candidatos puderam consultar todos os detalhes na plataforma do programa. Diante disso, a próxima etapa é a entrega da documentação exigida pela instituição de ensino.
Para isso, os candidatos aprovados tiveram cinco dias para fazer esse procedimento. Dessa maneira, nesta sexta-feira (23) chega ao fim o prazo de matrícula. Todos os inscritos no processo seletivo concorreram a 206.609 vagas.
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é a chance de conseguir uma vaga nas universidades públicas, Estaduais ou Federais, e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. As vagas eram distribuídas em 5.571 cursos de 109 instituições públicas de ensino superior.
No processo seletivo havia vagas para cursos na modalidade presencial e para o Ensino à Distância (EAD). Cada candidato pode escolher até dois cursos, colocando em ordem de preferência.
Durante os dias 6 e 14 de abril, os mesmos puderam alterar as escolhas, com base na nota de corte. Essa mostra a nota mínima no Enem 2020 exigida para o curso. Com isso, são aumentadas as chances de conseguir ingressar no ensino superior.
Os estudantes que não foram aprovadas podem concorrer às vagas remanescentes. Essas só ficarão disponíveis após a fase de matrícula. Isso porque são as vagas não preenchidas pelos candidatos aprovados na primeira chamada do SISU.
Para concorrer às vagas remanescentes é necessário manifestar interesse no portal do SISU. Essa etapa iniciou no mesmo dia de divulgação dos aprovados e finalizará nesta sexta (23). Isso porque, a partir da próxima semana, as universidades já começarão com os novos estudantes.
Quem ainda não manifestou o interesse a essa oportunidade deve ficar ciente que terá que escolher um dos cursos já selecionados. Dessa maneira, não poderá concorrer a vagas para os dois cursos e nem poderá alterar a escolha.
Após essa etapa, os estudantes devem ficar atentos às divulgações realizadas pelas instituições de ensino. Elas serão responsáveis pela convocação que será feita em suas plataformas digitais, como site e redes sociais.