ENEM 2020: Tenho direito de pedir revisão da nota final concedida pelo INEP?

Muitos candidatos que realizaram o ENEM 2020 e tiraram nota abaixo do esperado, estão questionando se podem pedir revisão das notas da prova ou da redação. Confira o que está escrito no edital e quais são os critérios da redação que eles usam para atribuir a nota.

ENEM 2020: Tenho direito de pedir revisão da nota final concedida pelo INEP?
ENEM 2020: Tenho direito de pedir revisão da nota final concedida pelo INEP? (Imagem: Reprodução Portal FDR)

O que consta no edital do Enem?

Os candidatos que tiraram nota abaixo do que estavam esperando no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estão querendo saber se eles podem pedir revisão das provas ou da redação.

Todas as regras, conteúdos e organização do Enem são feitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o que está escrito no edital, a resposta é não. Não há possibilidades de pedir revisão das notas.

Conforme divulgou o Inep, a produção das questões são feitas por diversos especialistas de todas as áreas de conhecimento.

Como explica Lucas Seco, diretor do Colégio Anglo Chácara Santo Antônio: “Por isso, não existe recurso para contestar as questões do Enem, uma vez que o gabarito das provas objetivas é analisado e revisado por um grupo de especialistas previamente”

O mesmo acontece com a redação. A correção é feita por dois especialista e, caso seja necessário ela passar por um terceiro. Nesta edição, de 2020, apenas 28 alunos atingiram a média máxima na redação.

Para Seco, o cenário atípico afetou muito o rendimento e concentração dos candidatos:

Tivemos um número menor de alunos que fizeram o exame e consequentemente um número menor de notas máximas e de notas zero se comparado ao Enem anterior”, avalia. “Creio que a pandemia também prejudicou no preparo dos alunos, que se sentiram mais cansados diante das telas, mas é difícil mensurar o impacto.”

Critérios da redação

Todos os corretores da redação do Enem, são capacitados e selecionados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A redação é corrigida por dois especialistas diferentes, cada um atribui uma nota de zero a 200 pontos.

Caso as notas sejam muito diferentes de um para o outro corretor, a redação é avaliada novamente, por um terceiro especialista.

A nota da redação varia de zero a mil pontos, sendo atribuída pelos seguintes critérios:

  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta de redação;
  • Seleção e organização das informações;
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!