SISU 2021/1: Calendário de inscrições, notas de corte e novas regras

Começa na próxima semana o período de inscrição do SiSU 2021/1 do primeiro semestre. Mais de 100 instituições públicas estão cadastradas para ofertar vagas em 5.685 mil cursos de graduação.

SISU 2021/1: Calendário de inscrições, notas de corte e novas regras
SISU 2021/1: Calendário de inscrições, notas de corte e novas regras (Imagem/Reprodução: Google)

Já pensou em como usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020? Ela foi divulgada no começo dessa semana e já na próxima poderá ser inserida no sistema do SiSU 2021.

Com o Sistema de Seleção Unificada, o estudante pode concorrer a uma vaga em uma instituição pública em todo o país, nessa primeira seleção serão oferecidas 209.190 vagas.

Calendário do SiSU 2021/1

Confira abaixo as datas importantes da primeira seleção do Sistema em 2021:

  • Período de Inscrições: 6 a 9 de abril
  • Chamada única: 13 de abril
  • Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera: 13 a 19 de abril
  • Período de matrícula chamada regular: 14 a 19 de abril
  • Convocação dos aprovados na lista de espera: 23 de abril.

Notas para o SiSU 2021/1

Diferente dos outros processos seletivos para o ensino superior em 2021, no SiSU só serão aceitas inscrições de quem fez o ENEM 2020. Vale lembrar que tanto o FIES quanto o PROUNI fizeram uso da nota do exame de 2019 em seu primeiro processo seletivo do ano.

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 já foi divulgada e você pode conferir acessando a Página do Participante. E fazendo o login com sua conta gov.com, caso tenha esquecido a senha de acesso, temos um passo a passo que vai te ajudar na recuperação do acesso.

Nota de corte do SiSU 2021/1

Os estudantes já estão acostumados a ouvir falar sobre nota de corte nas seleções que usam a nota do ENEM.

Ela é a nota mínima para ser inserido na disputa por uma vaga, é uma espécie de média entre o nível das notas dos participantes inscritos naquele determinado curso daquela instituição.

Acontece que em 2021 a nota de corte do SiSU 2021/1 vai ser um pouco diferente. Antes de 2020 era considerado apenas a primeira opção de curso, mas nesse ano os dois cursos serão considerados.

Isso quer dizer que, ao se inscrever, o estudante ocupa uma colocação nos dois cursos escolhidos. Ao final das inscrições, caso ele seja selecionado na primeira opção, sai da lista de candidato à segunda opção.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR e fique bem informado.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.