Esqueci senha da Página do Participante do ENEM; como recuperar?

O resultado do ENEM foi divulgado ontem (29). Com ele é possível participar de processos seletivos para ingresso em diversas instituições de ensino superior no Brasil, e até mesmo fora do país. Para ter acesso ao resultado é necessário ter os dados cadastrados na inscrição.

Esqueci senha da Página do Participante do ENEM; como recuperar?
Esqueci senha da Página do Participante do ENEM; como recuperar? (Imagem/Reprodução: Google)

Em meio a congestionamento no acesso e quedas no sistema, finalmente o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado pelo INEP.

A consulta é muito simples, mas, e quem perdeu os dados de acesso? Fica sem consultar o seu desempenho? Não, é possível recuperar seus dados e nós vamos te ajudar nesse processo.

Como recuperar a senha de acesso ao ENEM?

O procedimento é relativamente simples. Antes de tudo é importante lembrar que em 2020 os estudantes fizeram a inscrição com uso da Conta gov.br então, é importante lembrar o próprio CPF, número importante para acesso aos dados do sistema.

Confira o passo a passo da recuperação de senha do sistema ENEEM.

  1. Acessar a Gov.br com uso do CPF e clicar em avançar;
  2. Na próxima página, basta clicar em “esqueci minha senha”;
  3. Antes do procedimento ser iniciado, é necessário provar que não se trata de um robô acessando o sistema. Para isso, uma página de Captcha, aquele desafio virtual, deve ser aberta;
  4. A etapa seguinte é escolher de qual forma a senha será recuperada, entre as opções estão o uso do aplicativo gov.br para validação facial, e-mail, número de telefone cadastrado, entre outras;
  5. Em caso de e-mail ou telefone, as formas usuais, o participante deve receber um código de verificação, que deve ser inserido no sistema;
  6. Depois de validar o acesso, o participante poderá criar uma nova senha.

Pronto! Senha criada, é possível acessar o sistema e conseguir visualizar o seu desempenho no ENEM 2020.

O que é a conta gov.br?

A conta usada pelo sistema do MEC no ENEM é extremamente importante, por isso, todos que já fizeram uso dela precisam manter seus dados atualizados e lembrar as informações de acesso.

A ideia da conta gov é possibilitar que o cidadão brasileiro tenha acesso a diversos serviços públicos digitais mais facilmente.

Então, é possível usá-la em processos seletivos, no INSS, entre outros.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR e fique bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.