Matrícula no SISU e inscrição na lista de espera terminam nesta sexta-feira (23)  

Os candidatos aprovados no SISU têm até esta sexta-feira (23) para fazer a matrícula na universidade escolhida. Os estudantes que não conseguiram uma vaga também têm até hoje para manifestar interesse em participar da lista de espera.

Matrícula no SISU e inscrição na lista de espera terminam nesta sexta-feira (23)  
Matrícula no SISU e inscrição na lista de espera terminam nesta sexta-feira (23) (Imagem: Reprodução/R7)

O resultado do SISU foi divulgado no dia 16. Os candidatos puderam consultar todos os detalhes na plataforma do programa. Diante disso, a próxima etapa é a entrega da documentação exigida pela instituição de ensino.

Para isso, os candidatos aprovados tiveram cinco dias para fazer esse procedimento. Dessa maneira, nesta sexta-feira (23) chega ao fim o prazo de matrícula. Todos os inscritos no processo seletivo concorreram a 206.609 vagas.

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é a chance de conseguir uma vaga nas universidades públicas, Estaduais ou Federais, e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. As vagas eram distribuídas em 5.571 cursos de 109 instituições públicas de ensino superior.

No processo seletivo havia vagas para cursos na modalidade presencial e para o Ensino à Distância (EAD). Cada candidato pode escolher até dois cursos, colocando em ordem de preferência.

Durante os dias 6 e 14 de abril, os mesmos puderam alterar as escolhas, com base na nota de corte. Essa mostra a nota mínima no Enem 2020 exigida para o curso. Com isso, são aumentadas as chances de conseguir ingressar no ensino superior.

Os estudantes que não foram aprovadas podem concorrer às vagas remanescentes. Essas só ficarão disponíveis após a fase de matrícula. Isso porque são as vagas não preenchidas pelos candidatos aprovados na primeira chamada do SISU.

Para concorrer às vagas remanescentes é necessário manifestar interesse no portal do SISU. Essa etapa iniciou no mesmo dia de divulgação dos aprovados e finalizará nesta sexta (23). Isso porque, a partir da próxima semana, as universidades já começarão com os novos estudantes.

Quem ainda não manifestou o interesse a essa oportunidade deve ficar ciente que terá que escolher um dos cursos já selecionados. Dessa maneira, não poderá concorrer a vagas para os dois cursos e nem poderá alterar a escolha.

Após essa etapa, os estudantes devem ficar atentos às divulgações realizadas pelas instituições de ensino. Elas serão responsáveis pela convocação que será feita em suas plataformas digitais, como site e redes sociais.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.