Brasileiros devem ficar atentos os pagamentos pelo IRPF. Começou uma nova rodada de declarações do Imposto de Renda, mas há ainda liberações residuais referentes as contribuições de 2020. A Receita Federal acaba de liberar uma nova lista de consulta para quem ainda não teve acesso aos depósitos.
Se você caiu na malha fina em 2020 e não recebeu ainda os valores do seu IRPF fique atento. A Receita Federal liberou uma nova lista de consulta para que a população consiga saber quando será contemplada pelo lote residual. A checagem vem sendo feita online, através da página do órgão.
Como fazer minha consulta de restituição do Imposto de Renda?
Para verificar se será incluso ou não no pagamento, você deve acessar a página da Receita na internet. Outra possibilidade também é se informar através do telefone 146, ou então pelo aplicativo da RF.
Basta informar seus dados de identificação pessoal ou então o número do protocolo da sua declaração já retificada. Feito isso, aguarde a análise da plataforma e verifique se foi incluso ou não na folha orçamentária.
Dados da consulta
Ao acessar a base de informações da receita, o cidadão poderá ser se:
- foi contemplado e que receberá os valores na próxima semana;
- sua a declaração está na “fila de restituição”, que significa que está tudo correto e basta aguardar a liberação dos valores nos próximos meses;
- se a declaração está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão, ou seja, pode ser que haja alguma inconsistência de informações, e o contribuinte poderá revisá-la para ter certeza.
Informes sobre o lote
De acordo com os dados concedidos pela Receita Federal, cerca de 120.268 contribuintes receberão R$ 183 milhões até o dia 30 de abril. Desse total, R$ 95,9 milhões são referentes aos contribuintes que se enquadram na fila prioritária. Ou seja: idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.
É válido ressaltar que nesse momento a Receita Federal está recebendo as declarações do Imposto de Renda com ano base 2020. Os envios serão feitos até o mês de junho, pelas plataformas oficiais do órgão. Para mais informações acompanhe nossa página exclusiva do IRPF.