Consulta ao lote residual do Imposto de Renda está disponível; veja como fazer

Brasileiros devem ficar atentos os pagamentos pelo IRPF. Começou uma nova rodada de declarações do Imposto de Renda, mas há ainda liberações residuais referentes as contribuições de 2020. A Receita Federal acaba de liberar uma nova lista de consulta para quem ainda não teve acesso aos depósitos.

Consulta ao lote residual do Imposto de Renda está disponível; veja como fazer (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Consulta ao lote residual do Imposto de Renda está disponível; veja como fazer (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Se você caiu na malha fina em 2020 e não recebeu ainda os valores do seu IRPF fique atento. A Receita Federal liberou uma nova lista de consulta para que a população consiga saber quando será contemplada pelo lote residual. A checagem vem sendo feita online, através da página do órgão.

Como fazer minha consulta de restituição do Imposto de Renda?

Para verificar se será incluso ou não no pagamento, você deve acessar a página da Receita na internet. Outra possibilidade também é se informar através do telefone 146, ou então pelo aplicativo da RF.

Basta informar seus dados de identificação pessoal ou então o número do protocolo da sua declaração já retificada. Feito isso, aguarde a análise da plataforma e verifique se foi incluso ou não na folha orçamentária.

Dados da consulta

Ao acessar a base de informações da receita, o cidadão poderá ser se:

  • foi contemplado e que receberá os valores na próxima semana;
  • sua a declaração está na “fila de restituição”, que significa que está tudo correto e basta aguardar a liberação dos valores nos próximos meses;
  • se a declaração está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão, ou seja, pode ser que haja alguma inconsistência de informações, e o contribuinte poderá revisá-la para ter certeza.

Informes sobre o lote

De acordo com os dados concedidos pela Receita Federal, cerca de 120.268 contribuintes receberão R$ 183 milhões até o dia 30 de abril. Desse total, R$ 95,9 milhões são referentes aos contribuintes que se enquadram na fila prioritária. Ou seja: idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

É válido ressaltar que nesse momento a Receita Federal está recebendo as declarações do Imposto de Renda com ano base 2020. Os envios serão feitos até o mês de junho, pelas plataformas oficiais do órgão. Para mais informações acompanhe nossa página exclusiva do IRPF.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.