Os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) precisam apresentar documentos específicos para fazer sua inscrição no curso. Saiba quais são os documentos necessários para conseguir realizar a matrícula.
O que é SISU?
O programa SISU foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com a intenção de democratizar o acesso dos estudantes às instituições de ensino superior públicas.
As vagas oferecidas são destinadas para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O programa é gratuito, o estudante que se inscrever não paga nenhuma taxa e está isento do pagamento de mensalidades.
Quem pode participar do Sisu?
Os estudantes que desejam participar do Sisu devem ter participado da última edição do Enem. Além disso, é necessário que os candidatos não tenham zerado na redação.
Aqueles que participaram da seleção de outras edições e não foram selecionados, não devem estar cursando nenhuma graduação antes.
Como fazer minha inscrição no SISU?
Agora, o próximo processo seletivo acontece apenas no meio deste ano, para as vagas do segundo semestre.
- Primeiro é necessário entrar site oficial do Sisu 2021;
- Clicar em “Fazer inscrição”;
- Entre com a conta gov.br ou faça cadastro caso ainda não tenha uma. Agora todos os processos seletivos do governo solicitam o cadastro no portal gov.br.
- Escolha a opção CPF e após realizar o cadastro, volte ao portal do Sisu;
- Confirme seu e-mail e telefone celular para que o Sisu entre em contato com você, caso seja selecionado;
- Na tela “Minha inscrição” você poderá se inscrever em duas opções de curso:
- Clique em “Fazer inscrição da 1° opção” para manifestar interesse pelo curso na instituição que é sua prioridade;
- Em seguida, clique em “fazer inscrição da 2° opção” para manifestar interesse pelo curso na instituição que ocupa o segundo lugar em sua lista de prioridades;
- Fique atento ao turno e às modalidades de curso que deseja concorrer. O Sisu possui vagas de Ampla Concorrência e disponibiliza um percentual de suas vagas para que os alunos que correspondem aos critérios socioeconômicos disputem por vagas de cotas:
- Alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas;
- Pessoas com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e que estudaram em escola pública;
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos, quilombolas e indígenas.
A fase de matrículas vai até o dia 23 de abril, assim como a opção por participar da lista de espera.
Quais são os documentos necessários para matrícula
O MEC informa que o aluno deve entrar em contato com a universidade escolhida para saber quais serão os documentos necessários para fazer a matrícula.
Devido ao período atípico com o coronavírus, as universidades têm solicitado o envio online dos comprovantes. Há uma lista com os documentos básicos que são pedidos.
- Documento original com foto;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Histórico Escolar;
- Título de eleitor (quando maior de 18 anos);
- Comprovante de reservista do Exército (quando homem);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência.
Documentação para aqueles que possuem cotas:
- Comprovante de renda familiar;
- Comprovante de estudo integral do Ensino Médio em escola pública.