Inscrições na lista de espera do SISU seguem até dia 23; veja como fazer

Até o dia 23 de abril, os estudantes podem fazer a sua inscrição na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Tudo para que possam concorrer a uma vaga na universidade, ou esperar que abra uma vaga no curso desejado. Saiba como se inscrever na lista de espera.

Inscrições na lista de espera do SISU seguem até dia 19; veja como fazer
Inscrições na lista de espera do SISU seguem até dia 19; veja como fazer (Foto: Google)

O que é a lista de espera do SISU?

A lista de espera é uma última chance do estudante ingressar no ensino superior público. Nessa lista, o estudante só pode escolher um dos cursos para os quais concorreram. 

A lista é enviada para as universidades, que são responsáveis pelas chamadas.  Após isso, os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações que são feitas pela instituição de ensino.

Como se inscrever na lista de espera? 

A inscrição na lista de espera não é automática, o estudante deve acessar o site do SISU, entrar com o seu CPF e senha. Depois disso, só marcar a opção e confirmar.

Quais os requisitos para estar na fila de espera?

Para fazer parte da lista de espera o estudante deve  ter participado da seleção regular e não ter conseguido vaga em nenhuma das duas opções de curso escolhidas.

Como saber o resultado?

A data de início da convocação dos candidatos que estão aguardando a lista de espera é 27 de abril. A informação com os classificados pode ser conseguida ligando na faculdade que o estudante está concorrendo, ou acessando o site da mesma.

O que é SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado com a intenção de democratizar o acesso dos estudantes às instituições de ensino superior públicas.

As vagas oferecidas são destinadas para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O programa é gratuito, o estudante que se inscrever não paga nenhuma taxa e está isento do pagamento de mensalidades.

O Sisu não oferta bolsas de estudo e sim acesso a cursos de instituições públicas de ensino superior.

Quem pode participar do Sisu?

Os estudantes que desejam participar do Sisu devem ter participado da última edição do Enem. 

Além disso, é necessário que os candidatos não tenham zerado na redação. Os candidatos que participaram da seleção de outras edições e não foram selecionados, não devem estar cursando nenhuma graduação antes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!