CAIXA dá início ao pagamento do seguro desemprego usando o Caixa TEM

Brasileiros passam a receber os valores do seguro desemprego através de poupança digital. Nessa semana, a Caixa Econômica Federal passou a efetivar os depósitos dos trabalhadores demitidos sem justa causa por meio do Caixa Tem. A decisão foi implementada pelo banco em parceria com o governo federal, objetivando movimentar a poupança nacional.

CAIXA dá início ao pagamento do seguro desemprego usando o Caixa TEM (Imagem: Divulgação/Caixa)
CAIXA dá início ao pagamento do seguro desemprego usando o Caixa TEM (Imagem: Divulgação/Caixa)

Se você acaba de solicitar o seguro desemprego, fique atento. Os pagamentos agora estão sendo realizados pelo Caixa Tem. No entanto, a medida só se aplica ao grupo de trabalhadores que não indicarem outra conta no requerimento de solicitação do benefício. Para quem já está vinculado a outro banco, o depósito segue nesta titularidade.

De acordo com a Caixa, a inclusão do seguro desemprego no Caixa Tem deverá mobilizar as transações da poupança digital. O banco explicou que quem receber o benefício pelo app terá a possibilidade de fazer pagamentos, saques, transferências e até mesmo compras online de forma totalmente gratuita.

Informes sobre a solicitação do seguro desemprego

Para poder receber o seguro desemprego o cidadão deve ter atuado de carteira assinada e demitido sem justa causa. Nesse caso, ele solicita o benefício através do app da carteira de trabalho digital, anexando o comprovante de desligamento do seu contrato.

O valor por sua vez varia de acordo com a faixa de renda do trabalhador. O governo leva em consideração o tempo de serviço prestado, quantas vezes o benefício foi solicitado e quantia registrada no contrato.

Sobre a utilização do Caixa Tem

Para ter acesso a poupança online o cidadão deve primeiro baixar o app do Caixa Tem. O procedimento de cadastro é simples e solicita apenas o número do CPF, nome completo e data de nascimento. Crie uma senha de acesso individual e valide seu registro através do SMS enviado para o seu celular.

Uma vez conectado, basta usar a lista abaixo de serviços fornecidos:

  • Utilização do Cartão de Débito Virtual para compras pela internet;
  • Compras em lojas físicas por meio de QR Code (pagamento na maquininha);
  • Transferir o dinheiro para outras contas bancárias sem taxa;
  • Pagamento de boletos e contas domésticas como água, luz e telefone;
  • Consultar saldo e extrato da conta;
  • Pagamento ou transferência instantânea por meio do Pix;
  • Saque sem cartão utilizando código no caixa eletrônico;
  • Recarga de celular com saldo da conta;
  • Pagamento de contas em lotéricas sem necessidade de cartão;
  • Seguro apoio família por R$ 30 ao ano.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.