CAIXA dá início ao pagamento do seguro desemprego usando o Caixa TEM

Brasileiros passam a receber os valores do seguro desemprego através de poupança digital. Nessa semana, a Caixa Econômica Federal passou a efetivar os depósitos dos trabalhadores demitidos sem justa causa por meio do Caixa Tem. A decisão foi implementada pelo banco em parceria com o governo federal, objetivando movimentar a poupança nacional.

CAIXA dá início ao pagamento do seguro desemprego usando o Caixa TEM (Imagem: Divulgação/Caixa)
CAIXA dá início ao pagamento do seguro desemprego usando o Caixa TEM (Imagem: Divulgação/Caixa)

Se você acaba de solicitar o seguro desemprego, fique atento. Os pagamentos agora estão sendo realizados pelo Caixa Tem. No entanto, a medida só se aplica ao grupo de trabalhadores que não indicarem outra conta no requerimento de solicitação do benefício. Para quem já está vinculado a outro banco, o depósito segue nesta titularidade.

De acordo com a Caixa, a inclusão do seguro desemprego no Caixa Tem deverá mobilizar as transações da poupança digital. O banco explicou que quem receber o benefício pelo app terá a possibilidade de fazer pagamentos, saques, transferências e até mesmo compras online de forma totalmente gratuita.

Informes sobre a solicitação do seguro desemprego

Para poder receber o seguro desemprego o cidadão deve ter atuado de carteira assinada e demitido sem justa causa. Nesse caso, ele solicita o benefício através do app da carteira de trabalho digital, anexando o comprovante de desligamento do seu contrato.

O valor por sua vez varia de acordo com a faixa de renda do trabalhador. O governo leva em consideração o tempo de serviço prestado, quantas vezes o benefício foi solicitado e quantia registrada no contrato.

Sobre a utilização do Caixa Tem

Para ter acesso a poupança online o cidadão deve primeiro baixar o app do Caixa Tem. O procedimento de cadastro é simples e solicita apenas o número do CPF, nome completo e data de nascimento. Crie uma senha de acesso individual e valide seu registro através do SMS enviado para o seu celular.

Uma vez conectado, basta usar a lista abaixo de serviços fornecidos:

  • Utilização do Cartão de Débito Virtual para compras pela internet;
  • Compras em lojas físicas por meio de QR Code (pagamento na maquininha);
  • Transferir o dinheiro para outras contas bancárias sem taxa;
  • Pagamento de boletos e contas domésticas como água, luz e telefone;
  • Consultar saldo e extrato da conta;
  • Pagamento ou transferência instantânea por meio do Pix;
  • Saque sem cartão utilizando código no caixa eletrônico;
  • Recarga de celular com saldo da conta;
  • Pagamento de contas em lotéricas sem necessidade de cartão;
  • Seguro apoio família por R$ 30 ao ano.

 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.