Paraibanos podem tentar obtenção da carteira de habilitação gratuita. Na última semana, o Detran PB abriu as inscrições da CNH Social. Os interessados devem se candidatar pela internet, até o dia 10 de maio. No entanto, é preciso ficar atento as regras de inclusão e participação.
Se você mora na Paraíba e deseja ter acesso a carteira de habilitação sem ter custos, fique atento. O projeto CNH Social chegou em seu estado e está ofertando cerca de 5 mil vagas.
Para participar é preciso realizar a inscrição através do site http://habilitacaosocial.pb.gov.br, seguindo as regras determinadas pelo Detran.
O que preciso para me candidatar na CNH social?
- Ter mais de 18 anos
- Saber ler e escrever
- Ter CPF
- Comprovar que reside em algum município da Paraíba
- Não responder a processos que impeça a concessão a CNH
Dentro dos requisitos acima, o programa irá ainda privilegiar os:
- beneficiários do Programa Bolsa Família;
- desempregados;
- alunos que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública ou que tenham concluído o ensino médio na rede pública há no máximo dois anos;
- alunos concluintes ou que tenham concluído o Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec);
- egressos do Sistema Penitenciário;
- adolescentes que tenham cumprido medida socioeducativa nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente e que tenham completado 18 anos de idade;
- pessoas com deficiência;
- produtores selecionados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);
- mulheres vítimas de violência doméstica;
- inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad-Único).
Distribuição das vagas
Das 5 mil vagas ofertadas, 50% será destinada para a obtenção da primeira CNH, ainda desse total 70% ficarão para a categoria A (motos), 10% ACC (ciclomotores) e 20% para a B (carros); 40% (2.000 vagas) para as hipóteses de adição e de mudança de categoria, e 10% (500 vagas) para renovação da CNH.
O Detran PB reforçou ainda que todo o processo de seleção e obtenção do documento será feito dentro das normas de segurança do novo coronavírus. Isso significa dizer que os aprovados devem acompanhar as regras de funcionamento do órgão para a validação de suas matrículas, aulas e exames.