Resultado do SISU foi publicado! Veja como consultar sua classificação

Nesta sexta-feira (16), será divulgada a lista dos aprovados no SISU. O resultado pode ser consultado no site do programa. Com isso, os selecionados precisam entregar documentos exigidos para a matrícula na universidade entre os dias 19 e 23 de abril.

Resultado do SISU foi publicado! Veja como consultar sua classificação
Resultado do SISU foi publicado! Veja como consultar sua classificação (Imagem: reprodução/R7)

As inscrições para o processo seletivo do SISU 2021 acabaram na última quarta-feira (14). Os inscritos concorreram a 206.609 vagas. As oportunidades são para universidades estaduais e federais.

As vagas estavam distribuídas em 5.571 cursos de 109 instituições públicas de ensino superior. Havia a oportunidade de cursos na modalidade presencial e de Ensino à Distância (EaD). É importante lembrar que o SISU é a principal ferramenta para o ingresso ao ensino superior gratuito.

Cada candidato pode escolher até dois cursos e o resultado, divulgado hoje, será em chamada única. Isso porque, devido ao atraso na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 por causa da Covid-19, o processo seletivo ocorreu com três meses de atraso.

O resultado do SISU 2021 pode ser consultado no site do programa. Após essa etapa, os aprovados devem apresentar os documentos exigidos na instituição de ensino entre os 19 e 23 de abril.

Devido à pandemia de Covdid-19 e a necessidade de manter o distanciamento social, algumas universidades estão recebendo a documento por meio digital. Dessa maneira, a instituição definirá como será o envio ou entrega dos documentos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

Os estudantes não aprovados podem participar da lista de espera. Para isso, deve manifestar interesse no sistema, entre os dias 16 e 23 de abril. Diferente da inscrição, para a lista de espera, os candidatos devem selecionar um dos cursos escolhidos.

Dessa maneira, não será possível mudar de curso, apenas escolher entre as duas opções já selecionadas na primeira fase do processo seletivo. Essa lista será usada para disponibilizar as vagas remanescentes.

Essas vagas são as que não foram preenchidas pelos estudantes aprovados na primeira chamada do SISU. Dessa maneira, são as universidades responsáveis pela convocação dos aprovados.

Diante disso, quem tiver interesse em participar desse processo devem ficar atento às divulgações realizadas pelas instituições de ensino. Essas irão divulgar informações sobre as vagas remanescentes, assim como as convocações, em suas plataformas digitais, como site e redes sociais.

Glaúcia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.