Seleção do PROUNI e FIES vai usar nota do ENEM 2020? Entenda as regras

As primeiras seletivas dos dois programas já aconteceram no início do ano, antes mesmo da divulgação da nota do Enem 2020. Terceiro processo seletivo dos programas não deve acontecer no primeiro semestre.

Seleção do PROUNI e FIES vai usar nota do Enem 2020? Entenda as regras
Seleção do PROUNI e FIES vai usar nota do Enem 2020? Entenda as regras (Imagem: Ministério da Educação)

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 só foi divulgada na última semana do mês de março, o que inviabilizou o seu uso no PROUNI e FIES do primeiro semestre.

Afinal, quando vou poder usar a nota do Enem 2020 no FIES e PROUNI?

Apenas no segundo semestre de 2021. Inicialmente havia sido dito que teríamos novas seleções para os dois programas logo após o encerramento do SiSU 2021, que já faz uso da nota.

No entanto, recentemente o Ministério da Educação usou a sua conta oficial em uma rede social para afirmar que não haverá seleções para esses dois programas no primeiro semestre do ano mais.

Na publicação, o MEC afirma que os candidatos interessados em participar da seleção dos programas terão que esperar a divulgação dos editais de abertura, que ainda estão sem data prevista.

Ano passado, o então presidente do órgão Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que teríamos uma edição extra para cada uma os processos seletivos. O que ainda não foi confirmando ou negado pelo novo precedente.

De acordo com a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), eles não receberam qualquer informação do Ministério sobre uma terceira seleção no Prouni ou no FIES.

Quem pode participar do PROUNI e do FIES?

A primeira grande regra válida para os dois programas, é a necessidade que o estudante tenha feito o Enem 2020.

Lembrando que na primeira seleção de cada um dos programas os estudantes participaram com a nota das edições anteriores. Já que a edição atual ainda não tinha os desempenhos divulgados.

Além disso, tanto quem deseja participar do do Programa Universidade Para Todos quanto quem deseja participar do Fundo de Financiamento Estudantil, precisa atender a duas regras:

  • Apresentar desempenho de 450 pontos ou mais em cada uma das provas.
  • Não podem ter zerado a redação.

Geralmente o sistema do FIES aceita o uso da nota no ENEM a partir da edição de 2010.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.