Inscrições no ENEM 2021 devem começar nos próximos dois meses, diz INEP

A preparação para quem vai participar do ENEM 2021 segue a todo vapor. As inscrições para o exame desse ano devem acontecer entre maio ou junho. Mas os estudantes precisam ficar atentos aos prazos que antecedem a inscrição.

Inscrições no ENEM 2021 deve começar nos próximos dois meses, diz INEP
Inscrições no ENEM 2021 devem começar nos próximos dois meses, diz INEP (Imagem: Reprodução/Uol Educação)

Estamos em meio a seleção que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020, mas os olhos de milhares de estudantes já estão nas provas desse ano do exame.

Enquanto se preparam com estudos intensos, eles precisam ficar atentos às datas que, possivelmente, serão usadas nesse ano. Entenda melhor agora!

Inscrições para o ENEM 2021

Não há uma definição oficial ainda, mas a estimativa é de que as inscrições sejam abertas entre os meses de maio e junho desse ano.

Mas é preciso ficar atento, pois o período de solicitação de isenção deve acontecer antes disso, entre o final de abril e início de maio.

Em fevereiro, o então presidente do INEP, Alexandre Lopes, afirmou que as provas podem ser aplicadas entre novembro e dezembro desse ano.

Na inscrição desse ano os estudantes terão que usar uma foto atual, em 2020 essa etapa já foi usada, mas até então não era um quesito eliminatório.

Antes de deixar o cargo de presidente do INEP, Lopes afirmou que, juntamente com a biometria, esse será um recurso de identificação dos participantes e terá caráter eliminatório.

Por que fazer o ENEM 2021?

O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje a principal porta de entrada no ensino superior no Brasil, substituindo o vestibular tradicional em diversas instituições.

A estrutura geralmente é a mesma, são 180 questões dívidas em quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias). Além de uma redação.

Com a nota do Exame é possível participar de seleções como:

Além disso, diversos países recebemos estudantes brasileiros com uso da nota do exame.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.