13º salário do INSS vai atrasar! Veja porque o calendário precisa ser alterado

Perante a Lei, o prazo para o Governo Federal aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) terminou nesta quinta-feira, 15, o que não aconteceu. Isso quer dizer que também não há certeza sobre a antecipação do 13º salário do INSS

13º salário do INSS vai atrasar! Veja porque o calendário precisa ser alterado
13º salário do INSS vai atrasar! Veja porque o calendário precisa ser alterado. (Imagem: FDR)

A antecipação do 13º salário do INSS já é uma prática adotada há alguns anos, e se tornou prioridade após o início da pandemia da Covid-19 em território brasileiro.

Tendo em vista o atraso no orçamento, a previsão de liberação do benefício para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é para o mês de maio deste ano. 

É importante explicar que a data do dia 15 de abril se trata do limite para realizar todos os cálculos necessários para a Previdência Social, com base na folha de pagamento do mês de abril. Ressaltando que este processo é sempre executado no primeiro semestre de cada ano.

Portanto, assim que o orçamento for aprovado em cumprimento ao prazo, a antecipação será liberada no mês posterior. De acordo com o calendário oficial de pagamentos do INSS, os depósitos se iniciam no dia 26 de abril e terminam no dia 7 de maio.

Se o Congresso Nacional finalmente apreciar a LDO, o 13º salário do INSS deve ser pago no mês de maio, mais precisamente, por volta do dia 25. Na oportunidade, o Ministério da Economia declarou que esta proposta será capaz de injetar um montante de R$ 50 bilhões na economia do país.

É preciso dizer que o benefício equivale a no mínimo um salário mínimo vigente, R$ 1.100 ou pouco acima deste valor. 

Além do mais, cada benefício é liberado pelo INSS com base em uma composição numérica com um padrão de dez dígitos. Sendo que, o número que deve ser observado ao verificar os pagamentos é o penúltimo.

Observe a seguir o calendário regular do benefício, bem como o calendário da possível antecipação do 13º salário do INSS:

Benefícios de até um salário mínimo

Dígito final 1ª parcela – Maio 2ª parcela – Junho
1 25 de maio 24 de junho
2 26 de maio 25 de junho
3 27 de maio 28 de junho
4 28 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 01 de junho 01 de julho
7 02 de junho 02 de julho
8 04 de junho 05 de julho
9 07 de junho 06 de julho
0 08 de junho 07 de julho

Benefícios superiores a um salário mínimo:

Dígito final 1ª parcela – Maio 2ª parcela – Junho
1 e 6 01 de junho 01 de julho
2 e 7 02 de junho 02 de julho
3 e 8 04 de junho 04 de julho
4 e 9 07 de junho 06 de julho
5 e 0 08 de junho 07 de julho

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.