MEC anuncia calendário para vagas remanescentes do PROUNI 2021

Após o encerramento da lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) os candidatos poderão se inscrever para concorrer por uma das vagas remanescentes. O PROUNI 2021 conta com mais de 160 mil bolsas parciais e integrais em universidades privadas de todo o país.

MEC anuncia calendário para vagas remanescentes do PROUNI 2021
MEC anuncia calendário para vagas remanescentes do PROUNI 2021 (Imagem: Prouni/Portal Mec)

O PROUNI 2021 contou com 162.022 bolsas de estudos em universidades privadas, das quais 75.855 são integrais e 85.167 parciais. As bolsas integrais são destinadas para os estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

As bolsas parciais do PROUNI 2021 são voltadas para os candidatos com renda mensal familiar de até três salários mínimos. O período de inscrição para o processo seletivo aconteceu entre os dias 12 e 15 de janeiro.

Dessa maneira, devido á pandemia de Covid-19 e o adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, foi usada a nota do Enem 2019. O resultado da 1ª chamada do PROUNI 2021 foi divulgado no dia 19 de janeiro.

No dia 8 de fevereiro foi divulgada a lista dos aprovados na 2ª chamada do programa. Nos dias 1º e 2 de março os candidatos não selecionados puderam se inscrever para participar da Lista de Espera do PROUNI 2021.

Para concorrer a uma vaga, os candidatos precisarão ter obtido uma média no Enem de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Além disso, os estudantes precisam atender uma das categorias abaixo:

  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio com bolsa integral em colégio particular;
  • Estudantes que fizeram o ensino médio parte em escola pública e parte em colégio particular com bolsa integral;
  • Pessoas com Deficiência (PcD);
  • Professores da rede pública de ensino, que estejam em exercício na educação básica e que integrem o quadro permanente da instituição.

Vagas remanescentes do PROUNI 2021

A inscrição para as vagas não preenchidas no processo seletivo acontecerá entre os dias 3 e 4 de maio, por meio do site do Prouni. O resultado será divulgado no da 7 de maio, também na página do programa.

Dessa maneira, os candidatos terão entre os dias de 10 a 13 de maio para entregar a documentação que comprove as informações declaradas. Os documentos devem ser entregues na faculdade para a qual for classificado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.