Prouni e FIES 2021: Quando começam os processos seletivos do 2º semestre?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2021 foi realizado em janeiro, mas a primeira seleção de Fies e Prouni antes do Exame. Agora, os estudantes querem saber se haverão novas seleções dentro desses programas. 

Prouni e FIES 2021: Quando começam os processos seletivos do 2º semestre?
Prouni e FIES 2021: Quando começam os processos seletivos do 2º semestre? (Foto: Google)

O edital da seleção do segundo semestre de ambos os programas ainda não foram divulgados pelo Ministério da Educação. Mas a expectativa é que inicie em meados de maio e junho. 

Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 com a intenção de incluir os estudantes que não conseguem pagar a faculdade. Sendo assim, são selecionados estudantes para terem bolsas parciais e integrais em universidades particulares. 

As bolsas podem ser de 50% ou de 100%, mas para isso é necessário que o estudantes esteja encaixado nos requisitos.

Neste ano de 2021, o Programa não vai utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mais recente, ou seja, de 2020.

Essa decisão foi tomada pelo Ministério da Educação (MEC) para que a seleção fosse realizada ainda em janeiro. 

Quem pode participar do Prouni?

Para participar é necessário:

  • ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • ter alguma deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Com exceção dos docentes, os outros candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

FIES

O Fies é um programa de financiamento estudantil para aqueles que desejam ingressar no ensino superior em universidades privadas.

O programa hoje, possui duas categorias: a primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. 

A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Quem pode participar do Fies?

Para se inscrever é preciso que o estudante tenha participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2010.

Além disso, é preciso que tenha obtido ao menos 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de nota superior a zero na redação do Enem.

Quem não pode se inscrever?

Estudantes pré-selecionados no Fies 2020/2, na edição regular, que ainda estão em processo de contratação do financiamento. 

Isso acontece também para aqueles que já são beneficiados pelo programa ou foram beneficiados e não fez o pagamento da sua dívida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!