Governo federal reforça o funcionamento de suas plataformas digitais. Diante da concessão de benefícios como o auxílio emergencial e o Bolsa Família, manter os dados atualizados no Cadastro Único se tornou uma obrigatoriedade para parte significativa da população. Com a base de dados públicas disponível na internet, o segurado passa a ter acesso a novos serviços.
Se você está sendo contemplado por algum benefício social federal ou estadual fique atento. A concessão da grande maioria desses auxílios implica na obrigatoriedade de um registro no Cadastro Único.
No entanto, agora não é preciso ir até uma unidade de atendimento pública, pois a plataforma ganhou espaço no meio digital.
CadÚnico Digital
O Cadastro Único digital nada mais é do que a tradicional base de dados elaborada pelo governo federal para acompanhar a situação de renda da população menos favorecida. Por meio dele, a equipe do Ministério da Cidadania consegue fazer a triagem e concessão de benefícios como o Bolsa Família.
Quem ainda não está conectado na plataforma, pode fazer o registro a qualquer momento. Basta se conectar ao site do cadúnico, ou baixar o aplicativo disponível na versão IOS e Android.
Feito isso, é só dar início ao processo de cadastramento fornecendo os seguintes dados:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Estado e demais informes de endereço;
- Declaração de renda.
Benefícios sociais e serviços disponíveis no CadÚnico
Uma vez vinculado ao site, o cidadão consegue fazer o agendamento de seus benefícios, acompanhar os pagamentos previstos em sua conta e solicitar a integração em algum dos projetos (litados abaixo).
É importante ressaltar que a ferramenta vem sendo utilizada para a triagem e seleção da população. Isso significa que sua principal função é o registro do cidadão.
Porém, uma vez conectado ele passa a ter direito a acompanhar a agenda social pública que atualmente contempla os seguintes projetos:
- Água para todos;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Auxílio emergencial;
- Bolsa estiagem;
- Bolsa Família;
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- Carta Social;
- Carteira do Idoso;
- Casa Verde e Amarela;
- Crédito Instalação;
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Pro Jovem Adolescente;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Telefone Popular.