Os estudantes ganharam mais uma oportunidade de participarem do SiSU 2021. As inscrições deveriam ter sido encerradas na última sexta-feira (9), mas foram prorrogadas até a próxima quarta. A mudança altera também a data prevista para divulgação do resultado da seleção.
Ampliação do período de inscrições do SiSU 2021 foi anunciada nas redes sociais do Ministério da Educação, e do Ministro Milton Ribeiro.
Mudança nas datas do SiSU 2021
Com a alteração, as inscrições seguem até a próxima quarta-feira, 14. E o resultado que estava previsto para amanhã foi transferido para sexta-feira, 16.
Além disso, o período de matrícula também foi afetado pela mudança, passando a acontecer entre 19 e 23 de abril.
Enquanto que a inscrição na lista de espera foi transferida para o período de 16 a 23 do mesmo mês.
O motivo da mudança não foi divulgado, mas a alteração na forma como a nota de corte acontece nesse ano tem movimentado bastante as redes sociais.
Já que muitos estudantes e até mesmos parlamentares consideraram uma péssima escolha fazer essa alteração.
Como fazer a inscrição no SiSU 2021?
O primeiro passo para se inscrever é lembrar os dados de acesso da conta gov.br, aquela mesma usada para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio de 2020, feito isso, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o Portal do Sistema;
- Clique em “Fazer Inscrição”;
- Então, uma nova tela será aberta, nela é necessário inserir os dados da conta gov, que são o número do CPF e a senha cadastrada;
- Confira e atualize seus dados de contato;
- Clicando em “Fazer inscrição na 1ª opção”, ele será direcionado a uma página onde poderá escolher o principal curso em que pretende concorrer;
- É só conferir os dados e confirmar a inscrição e passar para a segunda opção de curso.
- Após escolher os cursos é só aguardar e continuar conferindo as notas de corte do processo seletivo.
Quem pode participar da seleção do SiSU 2021?
Podem se inscrever no SiSU 2021 os estudantes que fizeram o ENEM 2020 e que não zeraram a redação do exame.
Até mesmo quem já possui diploma de nível superior pode se inscrever, desde que tenha feito o ENEM.
Estudantes não concordam com a decisão
Após o Ministério da Educação (MEC) divulgar a prorrogação do período de inscrições, boa parte dos candidatos manifestou revolta. Quanto mais tempo para participar, mais acirrada fica a classificação.
No Twitter foi levantada a #nãoprorrogaosisu. Mas, os pedidos dos estudantes não foram considerados e o MEC não se posicionou sobre o caso.
Eu agora depois de olhar minha colocação e ver q si tivesse encerrado hj eu estava classificada: #NAOPRORROGAOSISU pic.twitter.com/jzTpN9BpOi
— Yelena (@Yelena458) April 10, 2021
Atendendo a pedidos de estudantes e professores, enviamos um ofício ao MEC pedindo a alteração da metodologia do SiSU, para que não houvesse mais a “dupla classificação”. Como tem acontecido com frequência, o MEC NÃO atendeu ao nosso pedido e apenas adiou o resultado por 7 dias.
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) April 10, 2021
Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .