UFV lança sistema para matrícula online dos calouros aprovados no SiSU

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) criou um sistema de matrículas on-line exclusivamente para os novos alunos que forem aprovados no SiSU. O sistema foi criado para proporcionar segurança e praticidade para os estudantes e seus responsáveis durante à pandemia.

UFV lança sistema para matrícula online dos calouros aprovados no SiSU
UFV lança sistema para matrícula online dos calouros aprovados no SiSU (Imagem: Reprodução UFV)

Matrículas on-line

A equipe de Reitoria e da Diretoria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), criaram um sistema para os novos alunos, aprovados do SiSU, efetuarem sua matrícula on-line.

A criação do sistema foi pensando justamente para proporcionar segurança e praticidade para os alunos e seus respectivos responsáveis durante à pandemia.

Como explicou a presidente da Comissão de Matrículas, Cristiane Baquim:

“O sistema vai receber toda a documentação necessária para a efetivação das matrículas, “bem como possibilitar que as comissões que analisam os procedimentos referentes às cotas (escola pública, renda, raça e deficiência) consigam realizar o trabalho com o mesmo critério e padrão de qualidade característico da UFV”.

Documentos obrigatórios

Os alunos aprovados no SiSU 2021 para estudarem na UFV, deverão apresentar os seguintes documentos para efetivar a matrícula:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com o respectivo Histórico Escolar;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Documento de Identidade – Carteira de Identidade;
  • Uma fotografia recente;
  • CPF ou o comprovante de cadastro emitido pela Receita Federal;
  • Título de Eleitor e do comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral ou comprovante de regularização junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O comprovante poderá ser retirado no site do TSE;
  • Comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (sexo masculino);
  • Cartão de Vacinas atualizado;
  • No caso de estrangeiros, apresentar passaporte com visto permanente ou passaporte e autorização da Diretoria de Relações Internacionais da UFV (DRI), comprovando, além da legalidade de sua permanência no Brasil, a autorização para se matricular no curso pretendido na UFV;
  • Concluintes do Ensino Médio em instituições estrangeiras deverão apresentar toda a documentação exigida para a matrícula autenticada em Representação Consular Brasileira, no país onde funciona o estabelecimento de ensino que a houver expedido, e oficialmente traduzida para a língua portuguesa.

A UFV ressaltou que, “é da responsabilidade do estudante que os documentos estejam legíveis e sem nenhum corte de informações, que pode ocorrer durante digitalização, além do preenchimento correto dos campos.”

O resultado dos aprovados do SiSU será divulgado no dia 13 de abril. O prazo de matrícula na UFV é entre os dias 15 e 17 de abril.