Aqueles que terminaram de preencher a declaração do Imposto de Renda neste ano e tiveram imposto a pagar para a Receita Federal, podem transformar a quantia em doação para uma instituição beneficente.
A legislação permite que até 6% do chamado “imposto devido”, possa ser convertido em doação no momento da entrega da declaração. Porém, o contribuinte deve ter optado pelo modelo completo de tributação.
Sendo assim, ao invés de entregar o dinheiro direto na mão do governo, você vai ajudar quem precisa, sem pagar nada a mais por isso.
O valor pode ser direcionado a fundos federais, estaduais ou municipais. Esses fundos são responsáveis por repassar os recursos instituições de apoio a crianças, adolescentes ou idosos.
Mas, para que o dinheiro chegue ao destino final, é necessário que o contribuinte informe a instituição que pretende ajudar que você fez uma doação no Imposto de Renda.
Doação paga com Darf
No momento de enviar a declaração para a Receita Federal, o contribuinte deverá emitir até três Documentos de arrecadação federal (Darfs) diferentes. Um dos Darfs corresponde ao pagamento do Imposto de Renda propriamente dito.
E os outros dois correspondem à doação para fundos do ECA e para fundos do Conselho do Idoso. Todos possuem vencimento em 30 de abril, data limite para entrega da declaração.
Para imprimir os Darfs das doações, localize o menu “Imprimir” do lado esquerdo da tela do programa e selecione a opção conforme o tipo de doação feita: “Darf – Doações Diretamente na Declaração – Idoso”.
Avise a entidade
Por conta da doação ao ECA ou ao Conselho do Idoso ter sido devidamente declarada no Imposto de Renda, não garante que o pagamento da doação será feito às instituições beneficentes automaticamente.
O contribuinte deve pesquisar os projetos sociais nos sites da prefeitura, governo estadual ou federal. Escolher uma entidade cujo projeto lhe agrade e informe, por telefone ou e-mail que você fez uma doação por meio do Imposto de Renda.
A instituição pedirá que seja enviado o comprovante do pagamento do Darf da doação para iniciar os trâmites legais.