Moradores do Espírito Santo têm até esta semana para tentar a obtenção da carteira de habilitação gratuita. Encerra-se nesta quarta-feira (07), o período de inscrição no CNH Social. O projeto vem ofertando 3.000 mil vagas em todas as modalidades do documento. As candidaturas estão sendo feitas pela internet.
Se você deseja ter sua carteira de habilitação, mas falta recursos para custeá-la, fique atento. O Detran ES está prestes a encerrar a primeira fase de candidatura do projeto CNH Social.
Para poder se candidatar é só acessar o site do órgão (www.detran.es.gov.br), e preencher o formulário apresentado.
Processo de inscrição na CNH Social
É preciso ficar atento, pois as regras de participação determinam que o candidato:
- Esteja registrado no Cadastro Único
- Tenha seus dados do CadÚnico atualizados nos últimos 2 anos
- Seja maior de 18 anos
- More no Espírito Santo
- Tenha uma renda familiar de até dois salários mínimos
- Não possuir algum empecilho legal que inviabilize a obtenção da CNH
Detalhes sobre o projeto
Quem for aprovado terá o direito de ter a carteira de habilitação nas seguintes modalidades:
- Primeira Habilitação categoria A (moto)
- Primeira Habilitação B (carro)
- Adição de categoria A (moto)
- Adição de Categoria B (carro)
- Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus)
- Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta).
É importante ressaltar que todo o procedimento será gratuito. Isso significa dizer que o cidadão não precisará custear valores referentes as aulas práticas, teóricas, exames médicos e demais taxas aplicadas pelo Detran.
Conforme explica o diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira:
“O programa CNH Social entra neste pacote de medidas sociais como um importante meio de obtenção da habilitação e profissionalização dos condutores de maneira totalmente gratuita para abrir portas no mercado de trabalho. Vale lembrar que desde 2019 ampliamos a quantidade de vagas para as chamadas categorias profissionais, D e E, que oportuniza aos beneficiários dirigirem ônibus, vans, caminhões e carretas para empresas e de forma autônoma”, salienta Givaldo Vieira.
Calendário da seleção
O resultado de quem foi aprovado na primeira fase será publicado no site do Detran no dia 13 de abril às 12h. Porém, quem não foi selecionado inicialmente deve ainda ficar atento as listas de remanejamento que passarão a ser publicadas a partir do dia 1 de junho.