No Rio Grande do Norte, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) retomou ontem, 5, a aplicação das provas teóricas e práticas de habilitação de condutores nas unidades de Natal e Mossoró. O serviço estava paralisado desde o mês passado, em decorrência do decreto de isolamento social no estado.
Agora com a publicação de um novo decreto que passou a vigorar nesta segunda, e que flexibiliza o funcionamento do comércio e de outras atividades, a direção do órgão decidiu voltar com alguns serviços presenciais gradativamente, segundo o comunicado.
Outros serviços como os testes práticos itinerantes, em que as equipes se dirigem aos municípios para aplicarem a prova, foram retomados. Ontem também, o Detran iniciou as avaliações práticas na cidade de Extremoz.
Nos próximos dias, as provas serão aplicadas também em:
- Caraúbas (6)
- Assú (7)
- Currais Novos (8)
- Jucurutu (9)
- Nova Cruz (12)
- Passa e Fica (13)
- Goianinha (14)
- São José do Mipibu (15)
- Santa Cruz (16)
- Parelhas e Acari (19)
- Lagoa Nova e Jaçanã (20)
- Caicó (22 e 23)
- Jardim do Seridó (23)
- Alexandria (26)
- Apodi e Umarizal (27)
- São Miguel (28)
- Pau dos Ferros (29)
- Angicos (30).
Suspensão de prazos
Jonas Godeiro, coordenador de Habilitação de Condutores, destacou que os prazos de renovação da CNH e documentação de veículos foram prorrogados pelo Denatran por um período indeterminado.
“O benefício de prazo indeterminado insere todos os condutores habilitados pelo Detran/RN, os veículos registrados ou que venham ser registrados no estado, como também às infrações de trânsito autuadas por órgãos executivos de trânsito ou rodoviário no âmbito do Rio Grande do Norte”, informou.
Demais serviços
A liberação de veículos apreendidos é um outro serviço do Detran que foi retomado. Neste caso, os atendimentos são agendados para as terças e quintas. Existem também outros serviços que podem ser efetuados através dos serviços online do órgão.
Godeiro disse que todos os serviços atendidos presencialmente necessitam de um agendamento prévio no sim do Detran. Ele explica que, em meio a pandemia, existe um controle do fluxo de pessoas e que a quantidade de atendimentos por dia é diminuído.
Ele ressalta que as determinações sanitárias de prevenção contra o coronavírus como uso de máscara de proteção facial, aferição da temperatura, uma pessoa por atendimento em sala, higienização constante das mãos, entre outras, estão sendo seguidas rigorosamente.