Governo do Piauí prorroga prazo do IPVA com 5% de desconto; emita o boleto

No Piauí, o secretário de Fazenda, Raul Fonteles, comunicou uma nova prorrogação no prazo de pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021. Agora os contribuintes possuem mais 90 dias para pagar o tributo.

Governo do Piauí prorroga prazo do IPVA com 5% de desconto; emita o boleto
Governo do Piauí prorroga prazo do IPVA com 5% de desconto; emita o boleto (Imagem FDR)

“O vencimento que seria 31 de março, será prorrogado para 30 de junho, mantendo a opção de 5%, para pagamento de cota única ou com o parcelamento em três vezes”, disse o secretário.

Com esse adiamento, a cota única pode ser paga com desconto de 5% até o dia 30 de junho. 

Quem preferir pode parcelar o valor do imposto em até três vezes, sendo que o primeiro pagamento deve ser feito até 30 de junho. O segundo pagamento até o dia 30 de julho, e o terceiro até dia 31 de agosto.

A taxa de licenciamento do Detran, também foi prorrogada até 30 de junho. Raul disse que a prorrogação abrange todos os veículos do estado.

O adiamento dos prazos acontece em decorrência do agravamento da pandemia do coronavírus.

“Em virtude da pandemia do coronavírus, determinamos a prorrogação para que os contribuintes tenham mais tempo de se organizarem financeiramente”, afirmou o secretário.

Do montante arrecadado com o IPVA, 40% serão investidos no Estado, outros 40% serão  encaminhados aos municípios e 20% vão para o Fundeb.

O documento de arrecadação pode ser impresso tanto no site do Detran como no da Secretaria de Fazenda do Piauí.

Regularização de débitos 

Os contribuintes que estiverem com débitos referentes ao IPVA 2020 em aberto, podem regularizar sua situação através do Refis. O programa termina em 31 de agosto, e oferece  descontos em multas e juros.

As condições são as seguintes:

  • Desconto de 95% das multas e dos juros de mora, em caso de pagamento integral
  • Desconto de 80% das multas e dos juros de mora em até 06 parcelas mensais e consecutivas
  • Desconto de 70% das multas e dos juros de mora em até 12 parcelas mensais e consecutivas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.