Saque aniversário do FGTS inicia liberação de parcelas para nascidos em abril

Os trabalhadores de carteira assinada nascidos em abril começaram a receber o saque aniversário do FGTS. O pagamento dessa modalidade segue o mês de nascimento dos trabalhadores.

Saque aniversário do FGTS inicia liberação de parcelas para nascidos em abril
Saque aniversário do FGTS inicia liberação de parcelas para nascidos em abril (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O saque aniversário do FGTS começou a ser pago no ano passado. Com ele, os trabalhadores podem sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço uma vez ao ano. O nome do tipo de pagamento é porque o saque é feito no mês de aniversário do cidadão.

Para fazer o saque aniversário do FGTS é necessário solicitar antes. De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 10 milhões de trabalhadores optaram pela modalidade. É importante frisar que esse tipo de saque não retirar todo o saldo do Fundo.

O saque aniversário do FGTS permite que o trabalhador tenha acesso a um percentual do valor do Fundo. Porém, quanto maior o saldo do Fundo de Garantia, menor é o percentual para essa modalidade de saque anual.

Outro ponto que deve ser esclarecido é que quem opta pelo saque aniversário do FGTS não tem direito ao saldo total da conta em caso de demissão sem justa causa. Nessa situação, o  trabalhador só terá direito ao recebimento da multa de 40% sobre o valor do FGTS do último contrato.

Ao solicitar o saque aniversário, só após dois anos é que será permitido retornar à modalidade tradicional. O valor disponibilizado pode ser sacado em até três meses. Sendo assim, além do mês de aniversário, ainda há mais dois meses consecutivos.

Os trabalhadores podem optar pelo saque aniversário do FGTS até o último dia do mês de seu aniversário. Porém, quem perder a data, também pode solicitar essa modalidade de saque, porém, o valor só será disponibilizado no ano seguinte.

Calendário de pagamento do saque aniversário do FGTS

Como dito anteriormente, além do mês de aniversário, os trabalhadores têm mais dois meses para receber o valor disponível do Fundo de Garantia. Esses meses são os seguintes ao mês de liberação do pagamento. Sendo assim, veja abaixo o calendário completo para este ano:

Janeiro De janeiro a março
Fevereiro De fevereiro a abril
Março De março a maio
Abril De abril a junho
Maio De maio a julho
Junho De junho a agosto
Julho De julho a setembro
Agosto De agosto a outubro
Setembro De setembro a novembro
Outubro De outubro a dezembro
Novembro De novembro a janeiro de 2022
Dezembro De dezembro a fevereiro de 2022

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.