Novas regras para receber mais parcelas no pagamento do salário maternidade

INSS anuncia mudanças na concessão do salário maternidade. Nesta semana, a previdência social federal publicou uma portaria onde especifica a possibilidade de reajustes nas parcelas do benefício para quem estar prestes a ter um filho. De modo geral, a nova configuração permite com que as mães renovem suas solicitações em caso de internamento.

Novas regras para receber mais parcelas no pagamento do salário maternidade (Imagem: Unsplash)
Novas regras para receber mais parcelas no pagamento do salário maternidade (Imagem: Unsplash)

O salário maternidade nada mais é do que um pagamento concedido para homens e mulheres que dão entrada da licença maternidade. De acordo com as regras do INSS, a liberação é feita tanto em casos de parto como em adoção.

Porém, de 2021 em diante há ainda novos informes que permitiram a renovação e prolongamento do benefício em situações específicas.

Mudanças no salário maternidade

Após a validação do Supremo Tribunal Federal (STF), as mães que tiverem problemas no parto terão a possibilidade de renovar a concessão de seus salários maternidades. O texto explica que, em caso de internação prolongada o valor deverá permanecer disponível por tempo indeterminado até que mãe e filho tenham alta.

No entanto, há algumas questões que é preciso ficar atento. A solicitação de renovação deverá ser feita a cada 30 dias, enquanto a mãe ou filho estiverem debilitados. O período total de internação de 120 dias passará então a ganhar novas prorrogações validadas mensalmente.

Se a mãe ou o bebê receberem alta e na sequencia tiver algum problema de saúde, o salário maternidade deverá permanecer disponível. No caso das altas e internações sucessivas, cada período de convivência deve ser computado para fins de contagem dos 120 dias.

Por fim, se a mãe falecer, o benefício ainda será mantido, disponibilizado para o cônjuge ou companheiro (a) do sobrevivente que tenha a qualidade de segurado.

Como solicitar o salário maternidade?

A solicitação do benefício é feita através do Meu INSS ou então através da Central 135. Basta selecionar o protocolo de serviço de “Solicitar prorrogação de Salário-Maternidade”, a partir da concessão da primeira parcela.

Será ainda preciso gerar um comprovante do protocolo de requerimento, onde haverá todas as datas iniciais e demais informações em caso de prorrogação, como mencionado acima.

Por fim, o INSS vai solicitar ainda a documentação que comprove o laudo médico de internação e alta, para poder garantir o prolongamento do salário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.