Cartão de transporte público bloqueado! Cascavel trava benefício de infectados por COVID-19

Cidades passam a proibir a circulação de pessoas infectadas pela covid-19. Nessa semana, a prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, informou que estará bloqueando os cartões de transporte coletivo para a população que testou positivo nessa pandemia. A iniciativa já está em validação e não apresenta prazo final para ser encerrada.

Cartão de transporte público bloqueado! Cascavel trava benefício de infectados por COVID-19 (Imagem: Google)
Cartão de transporte público bloqueado! Cascavel trava benefício de infectados por COVID-19 (Imagem: Google)

Diante do crescimento no número de contaminação pela Covid-19, as gestões estaduais e municipais passaram a adotar suas próprias medidas de contenção. Para quem mora em Cascavel, não será permitida mais a circulação nos ônibus, uma vez em que a prefeitura bloqueou os cartões de quem está infectado.

A gestão explicou que, a decisão objetiva de fato controlar o número de proliferação da doença, de modo que tire a cidade do estado de alerta. Até o momento, cerca de 24 cartões já foram bloqueados, sendo destravados apenas após o período de 15 dias necessário para a quarentena.

Processo de destrave e demais informes

A presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar), Simoni Soares, informou que diariamente a Secretaria Municipal de Saúde vem repassando os dados de contaminação para o órgão.

Desse modo, a cada novo contágio um entrave é realizado até que a cidade esteja fora da zona de risco. Já no que diz respeito ao desbloqueio, a gestora informou ainda que é procedimento é simples e pode ser feito por telefone (45) 3036-3738. Em seguida, é preciso ir até a sede do ValeSim, na Rua Duque de Caxias, 770, ao lado da Catedral, para validar a liberação.

Cartão do estudante

Questionada sobre a volta do cartão estudante, Simoni informou que não há previsão, apenas quando as aulas presenciais retornarem. O pedido deverá ser feito através de um requerimento na sede da transitar.

Cartão dos idosos

Por fim, no caso dos idosos o movimento é de bloqueio total. Espera-se que até o dia 4 de abril os cartões sigam bloqueados garantido assim a maior segurança para esse grupo considerado o mais vulnerável na pandemia do novo coronavírus.

Índices da covid-19 em Cascavel

De acordo com o último balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira (29), a cidade contabilizou 29.495 casos confirmados e 552 mortos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.