Cartão de transporte público bloqueado! Cascavel trava benefício de infectados por COVID-19

Cidades passam a proibir a circulação de pessoas infectadas pela covid-19. Nessa semana, a prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, informou que estará bloqueando os cartões de transporte coletivo para a população que testou positivo nessa pandemia. A iniciativa já está em validação e não apresenta prazo final para ser encerrada.

Cartão de transporte público bloqueado! Cascavel trava benefício de infectados por COVID-19 (Imagem: Google)
Cartão de transporte público bloqueado! Cascavel trava benefício de infectados por COVID-19 (Imagem: Google)

Diante do crescimento no número de contaminação pela Covid-19, as gestões estaduais e municipais passaram a adotar suas próprias medidas de contenção. Para quem mora em Cascavel, não será permitida mais a circulação nos ônibus, uma vez em que a prefeitura bloqueou os cartões de quem está infectado.

A gestão explicou que, a decisão objetiva de fato controlar o número de proliferação da doença, de modo que tire a cidade do estado de alerta. Até o momento, cerca de 24 cartões já foram bloqueados, sendo destravados apenas após o período de 15 dias necessário para a quarentena.

Processo de destrave e demais informes

A presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar), Simoni Soares, informou que diariamente a Secretaria Municipal de Saúde vem repassando os dados de contaminação para o órgão.

Desse modo, a cada novo contágio um entrave é realizado até que a cidade esteja fora da zona de risco. Já no que diz respeito ao desbloqueio, a gestora informou ainda que é procedimento é simples e pode ser feito por telefone (45) 3036-3738. Em seguida, é preciso ir até a sede do ValeSim, na Rua Duque de Caxias, 770, ao lado da Catedral, para validar a liberação.

Cartão do estudante

Questionada sobre a volta do cartão estudante, Simoni informou que não há previsão, apenas quando as aulas presenciais retornarem. O pedido deverá ser feito através de um requerimento na sede da transitar.

Cartão dos idosos

Por fim, no caso dos idosos o movimento é de bloqueio total. Espera-se que até o dia 4 de abril os cartões sigam bloqueados garantido assim a maior segurança para esse grupo considerado o mais vulnerável na pandemia do novo coronavírus.

Índices da covid-19 em Cascavel

De acordo com o último balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira (29), a cidade contabilizou 29.495 casos confirmados e 552 mortos.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.