Jovem Aprendiz Rural: Como funciona? Inscrições e vagas pelo SENAR!

Pontos-chave
  • O programa jovem aprendiz é voltado à capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho;
  • É denominada de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) a instituição voltada aos jovens moradores das zonas rurais;
  • O Senar oferece 200 cursos de qualificação;
  • O jovem aprendiz rural tem os mesmos direitos do aprendiz urbano.

O programa Jovem Aprendiz Rural vem como uma oportunidade de inserção dos jovens e adolescentes que moram fora das zonas urbanas no mercado de trabalho. As regras principais são as mesmas do programa já existente.

Jovem Aprendiz Rural: Como funciona? Inscrições e vagas pelo SENAR!
Jovem Aprendiz Rural: Como funciona? Inscrições e vagas pelo SENAR! (Imagem/reprodução: Google)

De modo geral, o programa jovem aprendiz é voltado à capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Ele é uma resposta para a Lei da aprendizagem, nº 10.097/2000, que  traz a determinação de que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número mínimo de 5% e máximo de 15% de aprendizes.

Sabemos que diversos estudantes que moram nas zonas rurais vão para as cidades em busca de qualificação e emprego. Com o Jovem Aprendiz Rural, isso pode ser reduzido, já que a oferta fica mais perto do estudante.

Jovem Aprendiz Rural, o que é?

É denominado de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) a instituição voltada aos jovens moradores das zonas rurais que desejam qualificação e inserção no mercado de trabalho.

A capacitação que esses jovens recebem vai além de questões agrárias, envolvendo também ética, cidadania, responsabilidade, criatividade e autoestima. Cerca de 20 estados brasileiros estão inseridos com oferta de mais de 200 cursos, com carga horária de 800 horas.

As empresas que contratam aprendizes pelo Senar, atuam sempre nas áreas rurais, e devem assinar sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e não podem oferecer um contrato superior a dois anos.

Podem participar os moradores das zonas rurais, que tenham idade entre 14 e 24 anos e que estejam cursando ou já concluído o ensino fundamental.

Áreas de atuação do Programa Jovem Aprendiz Rural

Os 200 cursos oferecidos pelo Senar estão distribuídos pelos seguintes eixos:  

  • Agricultura
  • Agroindústria
  • Aquicultura
  • Atividades de Apoio Agrossilvipastoril
  • Atividades Relativas à Prestação de Serviços
  • Extrativismo
  • Formação Profissional Rural
  • Fruticultura
  • Pecuária
  • Silvicultura

Para conhecer mais sobre os cursos de cada área, acesse o Portal do Senar.

Jovem Aprendiz Rural: Como funciona? Inscrições e vagas pelo SENAR!
Jovem Aprendiz Rural: Como funciona? Inscrições e vagas pelo SENAR! (Imagem/Reprodução: Google)

Jovem aprendiz rural na Bahia

Na semana passada o distrito de Rosário, em Correntina, no Oeste da Bahia, lançou o seu Programa Jovem Aprendiz Rural do Rosário.

Resultado do trabalho conjunto de um grupo de 18 produtores de algodão, que desejavam uma solução que diminuísse a distância entre o trabalho rural e os estudantes. Já que o distrito não está tão próximo da cidade.

Em parceria firmada entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e o Sistema Faeb/Senar/Sindicatos, com apoio da prefeitura de Correntina e dois municípios de Goiás (Posse e Guarani), o programa já selecionou 78 participantes.

“Estamos num momento em que o mundo exige cooperação e união… O programa Jovem Aprendiz Rural do Rosário se baseia no pilar da educação, formação profissional e mundo do trabalho. Resta aos jovens agarrar essa oportunidade”, disse o presidente do sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda.

Todos com idade entre 18 e 23 anos, receberão bolsa e auxílio transporte. Além disso, uma das grandes vantagens de ser jovem aprendiz é que a Carteira de Trabalho do estudante é assinada, assim, ele tem diversos direitos garantidos.

Os participantes farão o curso de Aprendizagem em Supervisão Agrícola, com carga horária de 800 horas de aula, divididas entre teóricas e práticas; distribuídos em 10 meses de formação.

As aulas teóricas acontecem de forma virtual e são responsabilidade do Centro de Treinamento da Abapa no Rosário. Enquanto que as práticas acontecerão em fazendas localizadas em três microrregiões: Xanxerê, Serrana/Cia Seeds e Morinaga.

Vantagens de participar do Jovem Aprendiz Rural

Os jovens do campo têm acesso aos mesmos direitos que os aprendizes das cidades têm, confira abaixo:

  • Acesso a um curso de qualificação na área de atuação na empresa;
  • Jornada de trabalho de até 6 horas diárias;
  • O aprendiz sob hipótese alguma pode extrapolar suas horas estabelecidas de trabalho (hora extra), também não podem fazer trabalhos noturnos;
  • Salário baseado no salário mínimo por hora no Brasil e que é proporcional às horas de trabalho, por isso ele é variável de acordo com a empresa;
  • Trabalho registrado com anotação na Carteira de Trabalho;
  • Férias remuneradas, que devem coincidir com as férias escolares;
  • Direito a 13º salário.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR e fique bem informado.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.