Jovem Aprendiz Rural: Município da Bahia cria seleção em parceria com SENAR

O Programa Jovem Aprendiz Rural do Rosário foi lançado nesta terça-feira, 23 de março de 2021. O programa foi criado para os jovens morados da zona rural, pois, eles gastavam mais de quatro anos só de deslocamento até o local de trabalho. Sendo assim, agora eles podem ser contratados pelos produtores rurais.

Jovem Aprendiz Rural: Município da Bahia cria seleção em parceria com SENAR
Jovem Aprendiz Rural: Município da Bahia cria seleção em parceria com SENAR (Imagem: Reprodução Jovem Aprendiz)

Jovem Aprendiz

Foi inaugurado nesta terça-feira, 23 de março de 2021, pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e o Sistema Faeb/Senar/Sindicatos o Programa Jovem Aprendiz Rural do Rosário.

A iniciativa de fazer o programa partiu de 18 produtores de algodão do distrito de Rosário, em Correntina, no Oeste da Bahia. Como empresários eles precisam cumprir à Lei de Aprendizagem, nela determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem jovens aprendizes.

No entanto, para chegar ao local do curso de aprendizagem, que acontece uma vez por semana, o tempo de deslocamento são de quatro horas o que inviabilizava a sua contratação.

Foi assim que surgiu a criação do programa. Ele será ministrado em três fazendas estrategicamente localizadas na microrregião: Xanxerê, Serrana/Cia Seeds e Morinaga.

Conforme ressaltou à agricultora Patrícia Morinaga:

Não foi fácil para as idealizadoras do projeto vender esta ideia. Primeiro, elas procuraram os produtores, um a um, depois, as instituições, e, por fim, os próprios jovens. Num primeiro momento, eu temi que o projeto nunca saísse do papel, pois as limitações na nossa região são muito grandes, por questões de estrutura e logística. Muito mais que o cumprimento da Lei da Aprendizagem, este programa é uma oportunidade para nós, como empregadores, nos aproximarmos desses futuros profissionais”

O curso

O curso de Aprendizagem em Supervisão Agrícola é destinado para todos os jovens contratados na categoria de Jovem Aprendiz. Ele tem duração de 10 meses e carga horária de 800 horas-aula, divididas em 400 teóricas e 400 práticas.

Às aulas práticas acontecerão em três fazendas nas regiões de: Xanxerê, Serrana/Cia Seeds e Morinaga. Já às aulas teóricas serão realizadas no Centro de Treinamento da Abapa no Rosário, mas por enquanto estão sendo on-line.

Na aula inaugural que aconteceu, na terça-feira (23), os 78 alunos que participaram do programa comemoraram o primeiro emprego e o início da jornada no mundo do trabalho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!