SENAC-RJ cria cursos de capacitação para Jovem Aprendiz

Como formação profissional aliada a inserção no mercado de trabalho, o SENAC-RJ oferece vagas no programa Jovem Aprendiz. Os cursos geralmente são em três áreas, especialidades da instituição.

SENAC-RJ cria cursos de capacitação para Jovem Aprendiz
SENAC-RJ cria cursos de capacitação para Jovem Aprendiz (Imagem/Reprodução: Google)

Com a Lei da Aprendizagem, as empresas com 7 funcionários ou mais são obrigadas a contratar pelo menos 5% do seu efetivo em aprendizes.

Essa é a oportunidade de ter acesso ao primeiro emprego justamente com qualificação profissional, já que no Programa Jovem Aprendiz o inscrito tem acesso a cursos voltados diretamente a área em que vai atuar.

Os cursos geralmente estão ligados as áreas de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz?

No programa, a primeira coisa que acontece é a empresa se cadastrar no sistema para oferecer vagas. Então, o interessado escolhe a área do curso em que pretende se inscrever e passa a ter acesso a formação.

Por conta da pandemia, os cursos estão acontecendo remotamente, mas os estudantes continuam a receber o mesmo nível de qualidade e compromisso que teriam presencialmente.

Podem participar jovens com idade entre 14 e 24 anos¸ que tenham concluído os estudos ou efetivamente matriculados, também são aceitas inscrições de jovens com deficiência.

Cursos disponíveis no Programa Jovem Aprendiz

Hoje no Rio de Janeiro o SENAC-RJ oferece os seguintes cursos:

  • Aprendizagem – Serviços de Restaurante e Bar
  • Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis
  • Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos
  • Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonete
  • Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados
  • Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas
  • Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros

É importante ficar atento aos editais, porque os requisitos mínimos variam de acordo com o curso.

Em março há turmas iniciando nas cidades de: Cabo Frio, Campo Grande, Copacabana, Duque De Caxias, Itaguaí, Irajá, Itaperuna, Madureira, Marechal Floriano, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, São João de Meriti e Volta Redonda. Todas iniciado no dia 15.

Matrícula Jovem aprendiz SENAC-RJ

As matriculas acontecem presencialmente, mas os interessados podem fazer a reserva de vaga.

Para isso, basta entrar em contato com o Fale com a Gente do SENACRJ, pelo telefone 4020-2101, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e sábado das 8h às 14h

Continue acompanhando a editoria de carreiras do FDR e fique bem informado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.