Por conta das dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, diversos governos decidiram antecipar feriados de 2021 e 2022 para este mês. Nas localidades em que houver o feriadão de Páscoa, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) decidiu que o atendimento dos bancos será limitado.
O feriadão de Páscoa está previsto para ocorrer da próxima sexta-feira (26) até o domingo de Páscoa (4).
Este período vale para os governos que optaram por esta medida. As autoridades locais buscam diminuir o impacto causado pela pandemia do coronavírus.
De acordo com a Febraban, o setor bancário terá, em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários.
A federação destaca que a medida será, em especial, para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamentos de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não possuem acesso a canais digitais ou remotos.
As datas de vencimento de contas, boletos e tributos estão mantidas. Por iniciativa própria os bancos não podem mudar essas datas. Isto acontece porque as datas observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central.
Para realizar os pagamentos, a Febraban ressalta que os contribuintes poderão usar os canais digitais ou caixas automáticos. Dessa forma, não haveria necessidade de deslocamento às agências bancárias.
Bancos recomendam que as pessoas usem canais digitais durante feriadão de Páscoa
A entidade ainda indicou que os bancos darão prioridade ao atendimento por seus canais digitais nas localidades em que houver antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social.
A entidade alega que os bancos recomendam que a população concentre as atividades bancárias por aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.
Internet Banking do Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander e Bradesco
Para evitar a concentração de pessoas nas agências, os clientes podem utilizar os canais digitais dos bancos.
Os usuários do Banco do Brasil, Caixa e Bradesco podem contar com o Internet Banking destas instituições.
Por meio do computador, as informações do banco podem ser acessadas. Essa ferramenta torna mais fácil os pagamentos e transações.
Para ter acesso aos serviços oferecidos pela internet, basta acessar as plataformas do Banco do Brasil, Caixa, Santander, Itaú e Bradesco.
O funcionamento destas plataformas estará disponível conforme as orientações solicitadas. Sendo assim, o cliente deve estar atento aos requisitos das instituições financeiras.