Em Pernambuco, o governo se prepara para liberar no próximo dia 1º de abril, a retomada de atividades paralisadas ou com restrições em decorrência da pandemia do coronavírus. As medidas de restrição mais rígidas, estão vigorando desde o dia 18 de março após o crescimento no número de casos de covid-19 no estado.
“A gente acompanha em tempo real os números da saúde. Eles são determinantes. Isso tudo é monitorado para que a gente tenha um panorama da saúde aqui no estado. Um comitê multidisciplinar analisa esses dados para que, a partir desses números, a gente possa traçar as possibilidades”, disse Ana Vilaça, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Segundo o novo plano de flexibilização no estado, ficam autorizadas, a partir desta quinta, as atividades físicas individuais. Corridas, caminhadas e ginástica podem ser feitas. As academias podem funcionar das 5h às 20h durante a semana. Já aos fins de semana, o horário é das 5h às 17h.
Os treinos funcionais nas praias e parques também podem ser praticados, porém, sempre de maneira individual. Ana Paula disse que o governo quer, neste primeiro momento, evitar os grupos, as duplas e o toque na mão.
Nas praias, o banho de mar e a prática de exercícios físicos e individuais estão liberados. Os esportes coletivos e o comércio de alimentos seguem proibidos.
“Permanece proibido o uso de cadeira, de guarda-sol, de comércio. O objetivo é devolver a praia e atrair turistas, mas sem aglomerar. Durante esse período, a gente está se organizando para fornecer um tipo de auxílio nesse retorno gradual”, explicou.
Bares e restaurantes
No caso dos bares, restaurantes e lanchonetes, é autorizado o funcionamento presencial das 5h às 20h durante a semana. Já nos finais de semana e feriados, o funcionamento deve ocorrer das 9h às 17h, mas com possibilidade de funcionar no esquema de delivery, ponto de coleta ou drive-thru após esse horário.
Aulas presencias
As atividades presenciais em escolas podem voltar a partir da próxima segunda, 5, tanto para a rede particular quanto para a rede estadual, sempre obedecendo as regras de prevenção do coronavírus.
As aulas podem ser ministradas das 6h às 22h, porém é necessário seguir os critérios como rodízio de alunos e funcionamento com 50% da capacidade. O plano segue até o dia 25 de abril.