As notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM de 2020 serão divulgadas hoje, 29 de março, de todas às suas versões, impresso, digital, reaplicação e Enem PPL. O resultado estarão disponíveis na Página do Participante, no site da INEP, a partir das 18h.
Resultado Enem 2020
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgará hoje (29) os resultados das provas objetivas e da redação a partir das 18h.
Estarão disponíveis o resultado das versões das: provas impressas (primeira e segunda aplicação); prova digital e PPL (para pessoas privadas de liberdade). Os treineiros podem consultar sua nota no dia 28 de maio.
Como consultar a nota do Enem pelo Inep?
Cada participante só consegue ver apenas o seu resultado, nenhuma nota é divulgada em público.
A nota de desempenho estará disponível na Página do Participante no site do INEP. Ao acessar à pagina é preciso inserir o número do CPF e depois a senha cadastrada no ato da inscrição.
Caso o candidato tenha esquecido a senha do acesso, ele pode recuperar seguindo o passo a passo abaixo:
- Informar o CPF;
- Clicar em avançar e, em seguida, em “esqueci minha senha”;
- Escolher uma das formas de recuperar o acesso à conta (validação facial, celular, e-mail ou internet banking);
- Aguardar o envio do código de verificação;
- Gerar uma nova senha.
O que fazer com a nota do Enem 2020?
Com a nota do Enem os candidatos podem participar em três programas do governo, sendo: O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).
O processo seletivo do Prouni e Fies, do primeiro semestre de 2021, já aconteceu. Os programas aceitaram as notas das edições anteriores do Enem. Apenas o Sisu vai utilizar o resultado do Enem 2020.
O Sisu seleciona alunos para universidades públicas. As suas inscrições começam no dia 6 de abril e vai até 9 de abril de 2021.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação.
Cronograma do Sisu:
- Inscrições: de 6 a 9 de abril;
- Resultado da chamada única: 13 de abril;
- Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;
- Manifestação de interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.