Detran GO abre novo período de matrícula para a CNH social. Nessa terça-feira (23), o Departamento de Trânsito Estadual informou os nomes dos 3 mil classificados para ter acesso a carteira de habilitação gratuita. O processo de validação da candidatura precisará ser feito até o dia 7 de abril pela internet. Acompanhe.
Os aprovados no processo seletivo da CNH Social, pelo Detran GO, terão até a primeira semana de abril para efetivar suas matrículas.
De acordo com o calendário do órgão, o último dia da candidatura ficou para 7 de abril. Com a pandemia da covid-19, todo o procedimento precisará ser feito pelo site do Detran.
Como fazer a matricula na CNH Social
O órgão explicou que os aprovados deverão realizar um agendamento pela internet, em um prazo de 30 dias. A marcação será necessária para que sejam entregues todos os documentos de identificação social e comprovação de renda, exigidos no edital.
Entre os informes que devem ser apresentados, estão: carteira de identidade, número do CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, vinculo de trabalho ou ensino e mais.
Depois de marcar a visita pela internet, basta aguardar o tempo de retorno do Detran. É importante ressaltar que a aprovação final da matrícula só será feita após a análise documental feita pelo órgão.
Atividades da CNH Social
Uma vez matriculado, o cidadão passará a ter o direito de isenção nas taxas do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular. Além disso, também fará de forma gratuita, o agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico, além das aulas e provas teóricas e práticas. Também são oferecidos até três retestes gratuitos, caso necessário.
Modalidade de inscrição na CNH Social
Nessa seleção, o Detran recebeu 42 mil candidaturas pelo projeto. Desse total, 35.873 inscritos foram para a modalidade urbana, na sequência 3.758 como estudantil e 2.326 Rural. O órgão informou ainda que a lista de remanejamento sairá em 30 de abril.
- Modalidade estudantil: os estudantes devem ter entre 18 e 25 anos, estar com cadastro ativo no CadÚnico, ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual. Para esta modalidade, um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
- Modalidade urbana: é preciso saber ler e escrever, ser inscrito no CadÚnico e morar em cidade.
- Modalidade rural: é preciso morar na zona rural, estar inscrito no CadÚnico e saber ler e escrever.