Como escrever carta de defesa do INSS? Passo a passo para envio online

Alguns beneficiários da Previdência Social têm recebido em sua casa uma carta em que contesta o valor pago no salário. Mas, possuem o direito em fazer um recurso que mostre sua real necessidade em receber a quantia. Afinal, como escrever carta de defesa do INSS?.

Como escrever carta de defesa ao INSS? Passo a passo para envio online
Como escrever carta de defesa ao INSS? Passo a passo para envio online. (Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

Antes de mais nada, é preciso explicar que a carta de defesa do INSS normalmente é elaborada quando qualquer irregularidade é identificada. Isso pode ocorrer desde o momento da aprovação do benefício até o recebimento do valor determinado. 

No entanto, é essencial que o segurado se enquadre em alguns requisitos para ter o direito de enviar a carta de defesa do INSS. Para isso:

  • A pessoa, ou representantes, deve receber algum benefício previdenciário;
  • É necessário ter recebido a carta do INSS convocando a apresentação da defesa. 

Vale mencionar que esta carta enviada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é responsável por instruir o segurado sobre a utilização adequada do “Ofício de Defesa”.

Documentos necessários para carta de defesa do INSS

Como em qualquer procedimento legal, o segurado do INSS precisa se preparar e reunir alguns documentos que serão necessários ao elaborar a carta de defesa do INSS. São eles: 

  • CPF;
  • Procuração ou termo de representação legal, como: tutela, curatela, termo de guarda; se solicitados. 

Solicitação do serviço

Com todos os documentos necessários em mãos, o segurado deve seguir as etapas a seguir para solicitar os serviço:

  • Acessar o site ou aplicativo “Meu INSS”;
  • Clicar na alternativa “Agendamento/Solicitações”;
  • Clicar em “Novo Requerimento”;
  • Clicar em “Atualizar”; 
  • Conferir e, se necessário, corrigir os dados para contato;
  • Clicar em “Avançar”;
  • Preencher os campos com as informações solicitadas para concluir o pedido. 

Vale ressaltar que o processo é de execução imediata.

Acompanhamento da solicitação

Feito o pedido e enviada a carta de defesa do INSS, o segurado pode acompanhar o trâmite da seguinte maneira:

  • Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”;
  • Clique na alternativa “Agendamentos/Solicitações”;
  • Localize o processo no campo “Atendimentos à distância”;
  • Selecione o ícone de lupa para obter mais detalhes sobre o processo.

Em caso de inconsistências com os canais virtuais, o segurado do INSS pode obter todas as informações necessárias através da Central de Atendimento pelo número 135. Vale ressaltar que esta etapa tem o prazo de até 45 dias para ser concluída. 

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.