DETRAN 2021: Veja funcionamento das unidades durante 2ª onda de COVID-19

Por conta das consequências causadas pela pandemia de covid-19, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) de diversos estados realizaram mudanças no funcionamento. Descubra a situação dos serviços disponibilizados nestas instituições.

publicidade
Detran 2021: Veja funcionamento das unidades durante 2ª onda de covid-19
Detran 2021: Veja funcionamento das unidades durante 2ª onda de covid-19 (Imagem: reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

Diante da piora da situação da segunda onda do coronavírus, os serviços dos órgãos estaduais de trânsito foram impactados. Confira o funcionamento das unidades durante a segunda onda da pandemia de covid-19, segundo apurado pelo AutoPapo no dia 23 de março:

Detran Acre

Os atendimentos presenciais na Unidade de Veículos foram suspensos de 17 a 23 de março deste ano. Todos os agendamentos previstos para os dias de fechamento serão reprogramados. Os interessados serão informados por meio de contato telefônico.

publicidade

Detran Alagoas

Desde o dia 15 de março, o Detran-AL interrompeu os serviços no Município de Arapiraca e o atendimento presencial feito na 5ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Caso não haja novas regulamentações estaduais ou municipais, os exames teóricos e práticos para categoria “A” seguem sendo realizados normalmente. As vistorias veiculares permanecem sendo feitas.

Para o atendimento, há necessidade de pagamento antecipado das guias e apresentação da documentação exigida segundo descrição dos procedimentos detalhados no site do órgão.

O usuário precisará comparecer ao atendimento nas datas previstas. O acesso ao local de vistoria será limitado a uma pessoa por veículo. Diversos outros serviços podem ser encontrados no site do Detran.

Detran Amapá

As atividades foram suspensas por tempo indeterminado. Os serviços presentes na internet seguem disponíveis.

No site do Detran-AP, a população pode efetuar renovação de Carteira Nacional de Habilitação, transferência de propriedade, primeiro emplacamento segunda via de Certificado de Registro de Veículo (CRV) e emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

publicidade

Detran Amazonas

Desde o dia 11 de março, o órgão realiza a entrega das CNHs na sede antiga do órgão — presente na Avenida Mário Ypiranga Monteiro. As entregas foram ampliadas para até 16h30. O tempo entre uma entrega e outra foi diminuído para cinco minutos.

Detran Bahia

Os postos do Detran-Ba e da Rede SAC, na capital e região metropolitana, seguem fechados para atendimento ao público até o próximo sábado (27). Em Salvador e Camaçari, o serviço de drive-thru funciona somente para a entrega de CNH. Neste caso, há necessidade de agendamento no portal ou aplicativo SAC Digital.

Detran Ceará

Até dia 28 de março, o atendimento presencial em todas as unidades do órgão permanece suspenso. No site do Detran-CE, os serviços virtuais que seguem disponíveis são:

publicidade
  • Impressão dos boletos de licenciamento, IPVA, primeiro emplacamento e transferência de propriedade;
  • Expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLVe);
  • Expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e);
  • Registro da intenção de venda do veículo;
  • Recursos de autuações, Solicitação da CNH definitiva;
  • 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Detran Distrito Federal

O órgão suspender a realização de bancas, teórica e prática, nos exames de direção no Distrito Federal. A medida deve durar até dia 29 de março.

Detran Espírito Santo

O Detran-ES estabeleceu procedimentos para atendimento ao público, trâmite de processos administrativos e funcionamento do órgão e empresas credenciadas até dia 31 de março.

publicidade

A sede do órgão, as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) de todo o estado terão o atendimento presencial suspenso neste tempo previsto. Haverá somente o atendimento para coleta biométrica já agendada. A população ainda pode contar com serviços online no site do Detran-ES.

Detran Goiás

No dia 17 de março, o órgão suspendeu os atendimentos presenciais na sede da autarquia e Circunscrições Regionais (Ciretrans) no estado por 14 dias. A maioria dos serviços ainda podem ser utilizados nas plataformas digitais.

As atividades voltarão dia 31 de março, desde que não infrinjam decretos municipais. O órgão funciona com hora marcada. Os atendimentos presenciais são destinados aos serviços que não estão disponíveis no site ou aplicativo Detran GO ON.

publicidade

Para que os usuários sejam atendidos até 30 de março, há necessidade de remarcar atendimento. As vistorias veiculares também terão o prazo de validade postergado.

Detran Maranhão

Até o dia 28 de março, está suspenso o atendimento presencial na sede do órgão, em São Luiz; Unidades Avançadas e Ciretrans.

Detran Mato Grosso

O atendimento presencial está suspenso em 43 municípios do estado que apresentam risco muito alto e alto de contágio do novo coronavírus. A informação foi divulgada no Boletim Informativo divulgado na última quinta-feira (18).

publicidade

Os municípios com classificação de risco muito alta para o coronavírus, de acordo com o AutoPapo, são: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cláudia, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Já as cidades classificadas com risco alto são: Alto Taquari, Aripuanã, Brasnorte, Canarana, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Colniza, Figueirópolis D’Oeste, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Paranatinga, Planalto da Serra, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, São Félix do Araguaia, Sapezal, Tabaporã, Tapurah, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

A suspensão valerá por 15 dias. O prazo pode ser revisto a qualquer momento. Nesses municípios, ainda há suspensão temporária da realização de prova teórica e prática de direção.

publicidade

As pessoas que estavam com atendimento presencial agendado para as próximas duas semanas nas unidades do Detran-MT nessas cidades serão contactados pelo órgão para efetuar o reagendamento quando voltar o atendimento.

No caso das cidades com classificação moderada e baixa de contágio, o atendimento está mantido, mediante agendamento prévio — que deve ser realizado pelo site do Detran-MT.

Detran Mato Grosso do Sul

As agências do órgão em Campo Grande terão o atendimento presencial suspenso do dia 22 a 26 de março. O atendimento nas agências do interior segue normalmente, com suporte dos servidores da Capital, que atuarão em teletrabalho.

publicidade

Detran Minas Gerais

Desde o dia 15, o Detran-Mg e o Instituto de Identificação possuem atendimento reduzido em Belo Horizonte.

Os serviços presenciais serão reduzidos na sede do Detran-MG, no bairro Boa Viagem, Região Centro-Sul de BH, quanto na Divisão de Registro de Veículos (DRV), no bairro Gameleira, Região Oeste. O atendimento acontece somente por meio de agendamento.

Detran Pará

O atendimento está suspenso nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara.

publicidade

Detran Paraíba

Até dia 26 deste mês, ficam suspensos os serviços de alteração de dados; comunicação de venda, transferência de domicílio. troca de placas e segunda via do Certificado de Registro Veicular (CRV). Os agendamentos para os serviços relativos à habilitação de condutores (CNH) foram reduzidos pela metade.

Detran Paraná

O Detran-PR segue os prazos federais e orientações do Denatran, que seguem correndo normalmente. A autarquia tem sido classificada com atividade essencial e funciona normalmente.

Detran Pernambuco

Desde o dia 18 de março, o órgão passou a adotar algumas medidas, como a de estabelecer novos prazos para a realização de serviços direcionados a veículos, habilitação e fiscalização.

publicidade

Além da mudança de prazos, o órgão suspendeu todo atendimento presencial na sede, na Unidade de Controle de Táxis e Coletivos — Duat, lojas dos shoppings, Circunscrições Regionais de Trânsito — Ciretrans, e expressos Cidadão, de 18 a 28 de março.

Durante este período, equipes do Detran-PE seguem de plantão na sede para atender demandas emergenciais, que devem ser solicitadas pelo site do Detran-PE, na aba Fale Conosco. A solicitação passará por análise para avaliar a necessidade de atendimento.

Detran Piauí

Pelo período de 14 dias, fica suspensa a realização dos exames práticos na capital a partir de 11 de março e no interior a partir de 15 de março. Ainda há suspensão de todas as viagens da Banca Examinadora pelo mesmo período.

Detran Rio de Janeiro

A partir desta segunda-feira (22), os postos de identificação civil e habilitação do Largo do Machado e a Ciretran e o posto de habilitação de Araruama ficam fechados por uma semana.

O posto de vistoria e Ciretran de Barra Mansa e postos de vistoria e identificação civil de Araruama fecharam a partir desta terça-feira (23). Os usuários que já estavam agendados poderão retornar às mesmas unidades nos cinco dias úteis após a reabertura. Não há necessidade de reagendamento.

O Detran-RJ destaca a importância de a população buscar os serviços apenas em caso de extrema necessidade. Caso seja imprescindível, o comparecimento será mediante agendamento prévio. O órgão indica para não levar acompanhantes.

No posto de habilitação Campos I, em Campos dos Goytacazes, estão suspensas as provas de legislação.

Os postos do Detran-RJ fechados são:

  • Postos de habilitação e identificação civil do Largo do Machado;
  • Ciretran e posto de vistoria de Barra Mansa;
  • Ciretran, postos de vistoria, identificação civil e habilitação de Araruama;
  • Posto de vistoria e SAT de Bom Jesus do Itabapoana;
  • Posto de habilitação e Ciretran de Macaé;
  • Postos de vistoria e habilitação de Niterói (Fonseca);
  • Posto de vistoria de Paracambi;
  • SAT Aperibé;
  • Posto de identificação civil de Itaocara.

Detran Rio Grande do Sul

O órgão mantém o atendimento mínimo à população, especialmente a quem precisa de CNH para trabalhar. As provas teóricas foram suspensas. O número de vagas para exames práticos foi reduzido pela metade.

A suspensão das provas teóricas vale para a aplicação em salas. No entanto, o serviço segue nos CFCs que aplicam exames remotos.

Detran Rio Grande do Norte

Os serviços mantidos pelo Detran-RN são de:

Coordenadoria de Habilitação de Condutores:

  • Renovação de CNH (Serviço on-line – Site Detran RN);
  • Segunda via de CNH (Serviço on-line – Site Detran RN);
  • Emissão de Permissão Internacional para Dirigir (PID) – (Serviço on-line – Site Detran RN);
  • Emissão de CNH Definitiva (Serviço on-line – Site Detran RN);
  • Prova Teórica de Habilitação (Presencial Unidades – Sede Natal e Mossoró);
  • Prova Prática de Habilitação (Presencial Unidades – Sede Natal e Mossoró);
  • Prova Prática Itinerante.

Coordenadoria Médica e Psicológica

  • Exames Médicos (Presencial em Natal e Mossoró – Clínicas Credenciadas pelo Detran);
  • Exames Psicológicos (Presencial em Natal, Mossoró e Parnamirim – Clínicas Credenciadas pelo Detran).

Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito

  • Liberação de Veículos Apreendidos (Presencial – Unidades – Sede Natal e Mossoró).

Coordenadoria de Operações

  • Manutenção Semafórica (Equipe Presencial);
  • Serviço de avaliação técnica e sinalização das rodovias estaduais (Equipe Presencial).

Outros Serviços disponíveis no site do Detran RN (on-line)

  • Emissão de Boletos;
  • Consulta de Veículos;
  • Emissão de CRLV digital;
  • Consulta de Condutor.

Detran Rondônia

Desde esta segunda-feira (22), o atendimento presencial em todas as unidades foi retomado. O atendimento acontecerá mediante agendamento prévio e respeitando o percentual estipulado segundo decreto.

Unidades que não suspenderam serviços

  • Roraima;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • Tocantins.

Detran São Paulo

As unidades do Detran-SP estão fechadas para atendimento presencial desde o dia 6 de março. O fechamento das unidades também resulta no cancelamento dos exames teóricos e práticos. As aulas práticas e teóricas presenciais estão suspensas.

Somente as aulas teóricas na modalidade remota poderão ser mantidas. Com a reclassificação do Plano São Paulo, os atendimentos presenciais serão retomados.

Os usuários podem acessar mais de 70 serviços online do órgão nos portais do Detran-SP e do Poupatempo, além do aplicativo Poupatempo Digital.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.