São diversas formas de usar a nota do ENEM para ingressar na faculdade. Uma delas é ensino no exterior. Diversas universidades, norte americanas e europeias, aceitam a nota do exame para ingresso.
Nem todos os estudantes brasileiros sabem, mas com a nota do ENEM é possível ingressar em instituições particulares e públicas do Brasil, mas também em universidades fora do país.
O processo é um pouco mais burocrático e mais caro do que as opções nacionais.
Como usar a nota do ENEM no exterior?
O processo de ingresso em uma instituição fora do Brasil é mais burocrático, e até mais demorado, do que aqui mesmo no país. Isso se deve ao fato de que, ao contrário do SiSU, por exemplo, em que o edital vale para todas as universidades do Brasil.
No exterior, cada uma pode decidir como será a sua seleção, com seus próprios critérios e regras, com uso da nota do Exame.
As universalidades podem incluir etapas de entrevistas, análise de histórico escolar, entre outras questões. A universidade pode até mesmo exigir que o candidato também faça o seu vestibular.
Então, é importante pesquisar as instituições que aceitam e como é feita a seleção.
Outra questão a ser observada é o custo do ensino no exterior, muitas instituições aceitam a nota do exame, mas o ensino não é gratuito.
Algumas universidades oferecem programas de bolsas de estudos que contemplam estrangeiros. Uma dica é pesquisar antes sobre o custo de vida e de ensino naquele país.
Países que aceitam a nota do ENEM
De todos os país que recebem estudantes pelo Exame Nacional do Ensino Médio, apenas com Portugal há contratos firmados entre o MEC e as instituições.
As demais universidades estrangeiras que recebem estudantes brasileiros pelo ENEM não possuem vínculos direto com a pasta.
Confira abaixo em quais países é possível estudar com essa nota:
- Portugal, cerca de 50 instituições, entre elas a Universidade de Coimbra;
- Reino Unido, universidades renomadas aceitam a nota, como: Oxford, Kingston e Bristol;
- França;
- Estados Unidos, New York University;
- Irlanda, University College Dublin;
- Canadá, Universidade Toronto.
Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.