Nota do Enem será publicada em breve; saiba como usá-la para se inscrever no SiSU

Com o SiSU é possível ingressar em instituições públicas de todo o país usando a nota do Enem, que será divulgada no próximo dia 29 de março. Só na edição de 2021 são mais de 100 universidades ofertando vagas.

Nota do Enem será publicada em breve; saiba como usá-la para se inscrever no SiSU
Nota do Enem será publicada em breve; saiba como usá-la para se inscrever no SiSU (Imagem/Reprodução: Google)

O a aproximação da data de divulgação do resultado do ENEM 2020 a expectativa dos estudantes aumenta. Já que com a nota do exame será possível se inscrever no SiSU 2021.

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada só começam em 6 de abril, mas a consulta de vagas já está disponível.

Como usar a nota do Enem no SiSU?

Em 2021 as inscrições acontecerão de 6 a 9 de abril, com divulgação do resultado no dia 13 do mesmo mês.

Olhando de fora pode parecer que é um sistema simples, onde o estudante apenas faz a inscrição e aguarda, mas não, ele é bem mais complexo que isso.

Para ingressar no ensino superior com o Sistema de Seleção Unificada, é necessário ficar atento a algumas questões:

Escolha o curso agora

Mesmo sem a divulgação da nota no Exame. Essa escolha antecipada permite uma análise do curso e instituição. Uma boa dica é pesquisar as notas de corte dos 3 últimos anos.

Simule o uso de sua nota,

De antemão já lembramos que isso é apenas uma estimativa. Mas, com a divulgação da nota do ENEM, o candidato pode buscar alguns simuladores que dão uma noção das chances de aprovação no curso escolhido.

Entre os simuladores mais conhecidos estão o do Stoodi, Geekie Games e Descomplica.

– Fique de olho no sistema todos os dias

Lembra da nota de corte? Então, ela não é gerada apenas com o final das inscrições. Mas também enquanto elas estão abertas, é o que chamamos de nota de corte parcial.

Essa nota parcial ajuda o estudante a analisar suas chances de aprovação e até escolher outra instituição.

“Assim dá para identificar o quão está perto da nota de corte ou não e, eventualmente, procurar uma outra opção com mais chance de passar”, afirma Madson Molina, coordenador do Anglo.

Fique de olho na lista de espera e outras chamadas

Além da chamada regular, essas são as duas outras chances de ingressar pelo sistema.

Mas para que isso aconteça é necessário ficar atento às convocações feitas pelo sistema. E também nas chamadas feitas durante o semestre pela própria instituição.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.