Calendário de vacinação da COVID-19: Confira dados e grupos prioritários no Mato Grosso

O Estado do Mato Grosso do Sul deu início ao seu calendário de vacinação da Covid-19 no dia 18 de janeiro. Até o momento, a região já recebeu 420.310 doses de imunizantes. De acordo com o vacinômetro, 177.809 pessoas já tinham sido vacinadas até a manhã do último sábado (20).

Calendário de vacinação da COVID-19: Confira dados e grupos prioritários no Mato Grosso
Calendário de vacinação da COVID-19: Confira dados e grupos prioritários no Mato Grosso (Imagem: Reprodução/Google)

O Estado iniciou, assim como as demais regiões do país, imunizando os grupos prioritários. Sendo assim, começou, neste primeiro momento, a vacinar os profissionais de saúde, indígenas aldeados e idosos acima de 80 anos.

No último sábado (20), o Estado recebeu a 9° remessa de doses de vacinas contra a Covid. Com isso, a região totaliza 420.310 doses recebidas entre Coronavac e AstraZeneca/Oxford entregues pelo Ministério da Saúde.

O Estado possui 2,8 milhões de pessoas e, até o momento, conseguiu aplicar as doses em 6,33% de sua população. A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, ampliou o calendário de vacinação contra a Covid-19 para idosos entre 74 e 75 e novo público.

Calendário de vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande

O município começou a vacinar os idosos com 75 anos na última quinta-feira (18). Na sexta-feira (19) ampliou o público alvo para os idosos com 74 anos ou mais. No sábado (20) aconteceu a repescagem do público alvo para aqueles que não puderam comparecer aos postos de vacinação no dia indicado.

Além disso, durante esses dois dias foram vacinados um novo público de trabalhadores da saúde. Os odontólogos e seus auxiliares e farmacêuticos, que atuam em drogarias ou laboratórios, com mais de 40 anos puderam receber a primeira dose do imunizante na quinta-feira e sexta-feira passada.

A prefeitura de Campo Grande informou que os demais profissionais da saúde continuaram sendo imunizados. Porém, as doses só foram aplicadas naqueles que possuíam mais de 50 anos. Dessa maneira, as doses puderam ser aplicadas entre os dias 18 e 20 de março.

Locais de vacinação em Campo Grande

  • Drive-thru Parque Ayrton Senna: 7h30 às 17h30;
  • Seleta (Rua Dolor Ferreira de Andrade, 270 – Centro): 7h30 às 17h;
  • Centro: USFs Vila Corumbá e Vila Carvalho;
  • Imbirussu: USFs Albino Coimbra, Indubrasil, Zé Pereira, Aero Itália, Serradinho, Popular, Sírio Labanês e UBSs Silvia Regina e Lar do Trabalhador;
  • Segredo: UBSs Coronel Antonino e Estrela do Sul, USFs São Francisco, Vila Nasser, Paradiso e José Tavares;
  • Clínica da Família Nova Lima: USFs Vida Nova e Vila Cox;
  • Prosa: USFs Mata do Jacinto, Estrela Dalva, Marabá, Noroeste e Nova Bahia;
  • Lagoa: UBS Caiçara, USFs Buriti, Batistão, Tarumã e Oliveira;
  • Clínica da Família Portal Caiobá: USFs Coophavilla, Jardim Antártica e São Conrado;
  • Bandeira: USFs Moreninha, Itamaracá, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Tiradentes, Universitário, Cristo Redentor e UBS Carlota;
  • Anhanduizinho: USFs Botafogo, Parque do Sol, Anhanduí, Dom Antonio Barbosa, Macaúbas, Paulo Coelho Machado, Jockey Clube, Mário Covas, UBSs Aero Rancho, Pioneira, Dona Neta e Clínica da Família Iracy Coelho.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.