Benefício do INSS negado pode ser reativado fazendo ESTE pedido

Segurados do INSS com o auxílio suspenso podem recorrer na justiça. Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que estará postergando o prazo de atualização dos cadastros por meio da prova de vida. Isso significa que, aqueles que estavam em atraso não poderão ter os pagamentos cancelados. No entanto, há outros critérios que devem ser observados.

Benefício do INSS negado pode ser reativado fazendo ESTE pedido (Imagem: Reprodução/Google)
Benefício do INSS negado pode ser reativado fazendo ESTE pedido (Imagem: Reprodução/Google)

Com a pandemia do novo coronavírus inviabilizando os atendimentos presenciais, o INSS vem realizando uma série de mudanças em suas normas.

A prova de vida, procedimento anual que valida o pagamento de pensões e aposentadorias, está suspensa até junho, garantindo o direito do recebimento. Porém, a ação pente fino permanece desligando um grupo de segurados.

Cortes no INSS

Desde o início de 2020 o governo federal vem realizando uma espécie de fiscalização intensiva nos cadastros do INSS. A ação já tinha sido iniciada anteriormente a chegada da pandemia e atualmente contabiliza mais de 1 milhão de benefícios cortados.

De modo geral, parte significativa das suspensões estão relacionadas com a falta de documentações ou ausência de exames médicos.

Em uma realidade sem o coronavírus a situação poderia ser definitivamente validada, mas tendo em vista os entraves no atendimento previdenciário o segurado ganha chances de recorrer.

Conforme explica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a pandemia vem agravando a folha de cortes.

Muitos casos sim, pois as agências estão atendendo precariamente diante da pandemia. Muitas estão sem peritos e as perícias têm sido agendadas para daqui a dois ou três meses”, explica Adriane.

Pagamentos repassados

Outra situação comum tem sido a liberação de pagamentos que vem sendo terceirizados. Há envios financeiros feitos em nome de um segurado, porém o recebimento não cai para o mesmo, o que significa uma fraude no sistema previdenciário.

“Atendi um caso de um pedreiro em São Paulo que estava com o CPF cancelado, como se ele tivesse falecido. Isso porque alguém com o mesmo nome tinha morrido, até o nome da mãe era igual, fez com que ele parasse de receber. Precisamos entrar com uma ação judicial informar ao INSS que ele não havia falecido, pois não conseguimos de outra forma“, alertou o advogado João Badari.

Como recorrer ao benefício do INSS negado

Tendo em vista o funcionamento restrito nas agencias, os advogados recomendam que o cidadão entre com uma reclamação na ouvidoria do INSS ou peçam no site do Meu INSS o restabelecimento.

“A primeira coisa que o segurado deve buscar junto ao INSS, seja pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS, são as razões dessa suspensão do benefício, verificar os fundamentos dessa decisão de suspensão. Caso o problema persista, procurar um advogado de confiança para ajuizar uma ação de mandado de segurança com pedido de liminar”, reforçou o especialista.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.